Gyorgy Lukács e Agnes Heller: uma relação discipular?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2023.e89962

Palavras-chave:

Gyorgy Lukács, Agnes Heller, Escola de Budapeste

Resumo

Este artigo discute a relação entre Gyorgy Lukács e Agnes Heller. Apresenta-se como resultado de pesquisa desenvolvida em torno da filosofia da Agnes Heller, através da metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa, de procedimentos bibliográficos com fontes primárias e de análise imanente deste material, interpretado à luz da perspectiva
crítico-dialética marxiana. Frequentemente, a relação entre Lukács e Heller é reduzida a uma mera relação discipular, de modo que esta seria uma seguidora daquele por ter sido uma contribuição sempre presente nos estudos desenvolvidos por Lukács e pela Escola de Budapeste. No entanto, demonstra-se que as escolhas teórico-filosóficas e o entendimento acerca dos acontecimentos históricos e políticos que sucederam na formação social húngara suscitaram interpretações e posicionamentos díspares entre ambos, inaugurando desacordos importantes, evidenciando, portanto, a impossibilidade de referir a uma relação discipular.

Biografia do Autor

Liana Amaro Augusto de Carvalho, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Serviço Social pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN).
Professora Substituta no Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (DSS/
UEPB).

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Publicado

2023-04-26