O imperialismo ainda existe: um livro para discutir seu funcionamento e a luta antimperialista na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2023.e93013

Resumo

Há pelo menos dois acontecimentos recentes que contribuíram para que os estudos sobre o imperialismo ganhassem um novo impulso: a crise financeira internacional de 2008 e seus desdobramentos, como a nova “guerra fria” entre China e Estados Unidos e o atual conflito na Ucrânia. O livro da socióloga Juliane Furno, Imperialismo: Uma introdução econômica, é um contribuição muito bem-vinda para aqueles que desejam discutir o tema. E pela profundidade da discussão que a autora apresenta na obra, o título pode ser positivamente enganoso. O livro está dividido em três partes, além da introdução e das considerações finais.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira Fernandes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor Associado I, vice coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e docente do Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento (PPGER/UFRRJ)

Referências

ENGELS, F. Anti-Dühring: a revolução da ciência segundo o senhor Eugen Dühring. São Paulo: Boitempo, 2015.

LÊNIN, V. I. O desenvolvimento do capitalismo na Rússia: o processo de formação do mercado interno para grande indústria. Tradução de. José Paulo Netto. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro III – O processo global da produção capitalista. São Paulo: Boitempo, 2017

Downloads

Publicado

2023-10-20