O imperialismo ainda existe: um livro para discutir seu funcionamento e a luta antimperialista na América Latina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2023.e93013

Resumen

Há pelo menos dois acontecimentos recentes que contribuíram para que os estudos sobre o imperialismo ganhassem um novo impulso: a crise financeira internacional de 2008 e seus desdobramentos, como a nova “guerra fria” entre China e Estados Unidos e o atual conflito na Ucrânia. O livro da socióloga Juliane Furno, Imperialismo: Uma introdução econômica, é um contribuição muito bem-vinda para aqueles que desejam discutir o tema. E pela profundidade da discussão que a autora apresenta na obra, o título pode ser positivamente enganoso. O livro está dividido em três partes, além da introdução e das considerações finais.

Biografía del autor/a

Marcelo Pereira Fernandes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor Associado I, vice coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e docente do Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento (PPGER/UFRRJ)

Citas

ENGELS, F. Anti-Dühring: a revolução da ciência segundo o senhor Eugen Dühring. São Paulo: Boitempo, 2015.

LÊNIN, V. I. O desenvolvimento do capitalismo na Rússia: o processo de formação do mercado interno para grande indústria. Tradução de. José Paulo Netto. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro III – O processo global da produção capitalista. São Paulo: Boitempo, 2017

Publicado

2023-10-20