“Aprender com”: ecologia dos saberes e a obra de Davi Kopenawa
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e93429Palavras-chave:
Davi Kopenawa, teoria pós-colonial, Ecologia dos saberes, insurgência epistêmica, questão indígenaResumo
Este artigo busca promover um diálogo entre a abordagem teórica e analítica de algumas das teorias pós-coloniais,
e a obra político, filosófica e crítica sobre o Brasil que o xamã e ativista indígena yanomami Davi Kopenawa, representante do povo yanomami, oferece para os “Brancos”. Este trabalho se insere dentro do programa de pesquisa delineado por Santos e Menezes (2010) com o intuito de promover a construção epistemológica de uma ecologia dos saberes. Para tanto, iremos analisar o livro “A queda do céu – palavras de um xamã yanomami” produzido e escrito conjuntamente por Davi Kopenawa
e pelo antropólogo Bruce Albert. Utilizaremos uma metodologia qualitativa de cunho descritivo que tem como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental de fonte de dados.
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