As demandas de pesquisas sobre proteção social no Mercosul: exigências para o Serviço Social

Autores

  • Ivete Simionatto UFSC - Florianópolis - SC
  • Vera Maria Ribeiro Nogueira UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802006000200007

Resumo

Este artigo aponta elementos sobre o debate a respeito das propostas relativas à proteção social que vêm sendo delineadas no contexto dos blocos econômicos e das contradições da globalização neoliberal. Destacam-se as proposições articuladas na União Européia para a organização do modelo social europeu, incluindo seus problemas e perspectivas. Aborda-se também a discussão sobre a proteção social nos países do Mercosul que, embora não tendo ainda a densidade analítica do debate europeu, permite identificar pontos comuns no desenho das políticas sociais públicas e direitos sociais no cenário contemporâneo. Concluindo, apresentam-se alguns desafios que esta realidade coloca para o campo da pesquisa no Serviço Social.

Biografia do Autor

Ivete Simionatto, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Serviço Social pela UFSC (1977), mestrado em Administração pela UFSC (1983), doutorado em Serviço Social pela PUCSP (1993) e pós-doutorado (2003) no European University Institute (Itália). Atualmente é adjunto I da UFSC. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento gramsciano, sociedade civil, Estado, políticas públicas e formação profissional.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Vera Maria Ribeiro Nogueira, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1967), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), doutorado em Enfermagem (linha de pesquisa saúde e sociedade) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pos-doutorado na Universidad Autónoma de Barcelona - Departamento de Sociologia - Seminario de Análise de Politicas Pública - SAPS. Professora adjunta da Escola de Serviço Social/Programa de Mestrado em Política Social da Universidade Católica de Pelotas e do Mestrado em Politica Social do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do CNPq. Integra a Comissão de Especialistas e o grupo avaliador de cursos do INEP. Editora da Revista Sociedade em Debate do Mestrado em Política Social da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: política de saúde, direito à saúde, formação profissional, direitos sociais, políticas sociais e Mercosul. CURRÍCULO LATTES

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-04-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>