Bolsa Família: projeto social ou marketing político?

Autores

  • Paulo Gabriel Martins de Moura ULBRA - Rio Grande do Sul - RS

Palavras-chave:

Governo Lula, Políticas sociais públicas, Bolsa Família, Fome Zero, Marketing político, Lula government, Public social policies, Family Grant, Zero Hunger, Political marketing

Resumo

Esse ensaio, à luz da análise política, critica o Programa Bolsa Família, implementado pelo governo Lula, a partir da metodologia de ongoing analysis conjuntural, originada na ciência política norte-americana. Busca estabelecer paralelo dessas análises com as críticas de especialistas ao Bolsa Família, veiculadas na imprensa, que sugerem a ausência de um referencial conceitual, amparado no conhecimento acumulado na área (ou sua não-aplicação prática), a nortear as políticas sociais do governo Lula. Baseando-se em fontes secundárias sobre dados oficiais e em depoimentos de especialistas, a análise identifica uma aparente 'esquizofrenia' nos referenciais 'filosóficos' que norteiam as políticas sociais do governo, sugerindo que a solução escolhida foi uma resposta conjuntural a uma demanda de marketing governamental, e não orientada por uma deliberada política pública de governo pré-concebida como tal que, se existiu, não transparece nas ações governamentais aplicadas.

Biografia do Autor

Paulo Gabriel Martins de Moura, ULBRA - Rio Grande do Sul - RS

Possui doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2005. Atualmente é Diretor Presidente da PGM Editora e Consultoria em Comunicação e Análise Política e Professor Adjunto com Doutorado da Universidade Luterana do Brasil.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2007-04-29