Percepções e experiências de participação cidadã de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro

Autores

  • Irene Rizzini PUC - Rio de Janeiro - RJ
  • Luciléia Pereira CIESPI - Rio de Janeiro - RJ
  • Nisha Thapliyal Universidade de Maryland - EUA

Palavras-chave:

Children’s rights, Citizenship, Participation, Direitos da criança, Cidadania, Participação

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa desenvolvida com crianças e adolescentes sobre suas percepções e experiências de participação, cidadania, direitos e responsabilidades1. O estudo foi conduzido em escolas públicas e privadas na cidade do Rio de Janeiro, e realizado com crianças e adolescentes em situação de rua e do Movimento Sem-Terra (MST). A pesquisa abordou questões relativas às dimensões sociais, econômicas e políticas, assim como, as percepções de gênero em relação aos direitos e à participação. O estudo demonstrou que as crianças e os adolescentes apresentam uma noção ampla sobre participação e os demais conceitos. E revelou também que estão conscientes de que os seus direitos são, com freqüência, ignorados e violados. Esta pesquisa é parte de um estudo internacional realizado paralelamente em seis países e que abarcou a mesma temática e metodologia de trabalho.

Biografia do Autor

Irene Rizzini, PUC - Rio de Janeiro - RJ

Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1977), mestrado em Serviço Social - University of Chicago (1982) (School Of Social Service Administration) e doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ (1997). Atualmente é professora da PUC do Rio de Janeiro, diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) em convênio com a PUC-Rio e presidente da Rede Internacional de Pesquisa, Childwatch, sediada em Oslo, Noruega. Tem experiência na área de Sociologia, Serviço Social e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, adolescente, jovem e família.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Luciléia Pereira, CIESPI - Rio de Janeiro - RJ

Mestre em Serviço Social pela PUC-Rio. Psicóloga Clínica.

Nisha Thapliyal, Universidade de Maryland - EUA

Doutora pelo programa de Educação Internacional da Universidade de Maryland (EUA). Professora da Colgate University, USA. Pesquisadora colaboradora do CIESPI.

Downloads

Publicado

2007-05-28

Edição

Seção

Pesquisas aplicadas