Percepções e experiências de participação cidadã de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro

Irene Rizzini, Luciléia Pereira, Nisha Thapliyal

Resumo


Este artigo discute os resultados de uma pesquisa desenvolvida com crianças e adolescentes sobre suas percepções e experiências de participação, cidadania, direitos e responsabilidades1. O estudo foi conduzido em escolas públicas e privadas na cidade do Rio de Janeiro, e realizado com crianças e adolescentes em situação de rua e do Movimento Sem-Terra (MST). A pesquisa abordou questões relativas às dimensões sociais, econômicas e políticas, assim como, as percepções de gênero em relação aos direitos e à participação. O estudo demonstrou que as crianças e os adolescentes apresentam uma noção ampla sobre participação e os demais conceitos. E revelou também que estão conscientes de que os seus direitos são, com freqüência, ignorados e violados. Esta pesquisa é parte de um estudo internacional realizado paralelamente em seis países e que abarcou a mesma temática e metodologia de trabalho.


Palavras-chave


Children’s rights; Citizenship; Participation; Direitos da criança; Cidadania; Participação

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DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000200004

R. Katál. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil eISSN: 1982-0259  

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