Gestão de políticas públicas e intersetorialidade: diálogo e construções essenciais para os conselhos municipais

Autores

  • Dunia Comerlatto UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC
  • Alexandre Mauricio Matiello UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC
  • Liane Colliselli UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC
  • Elisônia Carin Renk UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC
  • Maria Elisabeth Kleba UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000200015

Resumo

Este ensaio apresenta uma reflexão sobre a efetividade da participação social dos conselhos municipais na gestão das políticas públicas, com o objetivo de demarcar a intersetorialidade nesse campo porque o reordenamento das relações socioinstitucionais pós 1988 imprime inúmeros desafios a serem enfrentados no cotidiano dos conselhos gestores municipais para processar ações nessa lógica. Na primeira seção discutem-se algumas compreensões e processos da ação intersetorial na realidade pesquisada. A seguir é feita uma apreciação sobre a ação intersetorial e redes como bases locais de proteção e desenvolvimento. Conclui-se que a intersetorialidade, como espaço de compartilhamento de saber e de poder, de construção de novas linguagens, de novas práticas e de novos conceitos, atualmente não se encontra estabelecida ou suficientemente experimentada em meio aos conselhos municipais gestores de políticas públicas. A intersetorialidade ainda se estabelece como um processo desafiante a ser exercido, pois implica, necessariamente, em efetivar articulações entre os conselhos instituídos e desses para com a sociedade em suas diversas escalas.

Biografia do Autor

Dunia Comerlatto, UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC

Possui graduação em Serviço Social pela PUC-PR, especialização em Serviço Social pela UFSC e mestrado em Serviço Social pela UC-SP. Atualmente é professor a titular da UNOCHAPECÓ e Integrante do GP-ESCPP da UFSC. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: Família, Políticas Sociais, Trato Institucional, Intencionalidade Profissional.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Alexandre Mauricio Matiello, UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (1999), mestrado em Sociologia Política pela UFSC (2001) e cursa doutorado em Geografia pela UFSC. Atualmente é professor concursado da UNOCHAPECÓ onde trabalha como professor do Centro Tecnológico. Trabalha com pesquisas e orienta trabalhos em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, planos diretores e políticas públicas. Participa do Ministério Universidades Renovadas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Liane Colliselli, UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC

Atualmente é professora titular da UNOCHAPECÓ. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas publicas e participação social, conselho de saúde, aleitamento materno, saúde da criança, sexualidade na adolescência, gravidez na adolescência, saúde da mulher e câncer de mama.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Elisônia Carin Renk, UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC

Possui especialização em Ciências Jurídicas pela UNOESC e especialização em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos pela PUC-PR. Atualmente é professora titular da UNOCHAPECÓ. Tem experiência na área de Serviço Social atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, Previdência Social, saúde.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Maria Elisabeth Kleba, UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC

Possui graduação em Enfermagem pela UFSC, mestrado em Enfermagem pela UFSC e doutorado em Filosofia - Universitat Bremen. Atualmente é professora titular da UNOCHAPECÓ. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: política de saúde, controle social, planejamento e gestão em saúde, educação em saúde e formação na área da saúde.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-05-28