Desafios à pesquisa no Serviço Social: da formação acadêmica à prática profissional

Autores

  • Aglair Alencar Setubal ICF - Teresina - PI

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300007

Resumo

As reflexões contidas neste ensaio objetivam chamar a atenção dos profissionais, professores e alunos de Serviço Social para a importância da pesquisa nos diferentes contextos de atuação nesta área, apesar dos desafios e dificuldades apresentados a sua realização. Apresentam-se possibilidades de operacionalização da pesquisa para uma intervenção profissional crítica, condizente com a realidade concreta - contexto da prática profissional; a sua importância para um fazer-se histórico do Serviço Social centrado em posturas teórico-metodológicas que dêem conta da riqueza, complexidade e essência da realidade, rompendo com a pseudoconcreticidade, com a práxis utilitária, manipuladora e construída na dimensão da 'consciência comum'. Apesar da importância atribuída à pesquisa, procura-se evitar que esta seja vista deslocada da realidade humano-social, já que é neste contexto que ela adquire significado, atinge a sua acepção e dá conta das necessidades do Serviço Social como profissão histórica.

Biografia do Autor

Aglair Alencar Setubal, ICF - Teresina - PI

Possui graduação em Serviço Social pela UFC, mestrado em Serviço Social pela UFP e doutorado em Serviço Social pela PUCSP. Professora responsável pela elaboração dos projetos de implantação dos cursos de Serviço Social da UFPI e do ICF os quais coordenador durante o processo de implantação do currículo. Tem experiência na área de ensino em Serviço Social, com ênfase em Fundamentos Teórico-metodológicos da Pesquisa Social, Pesquisa em Serviço Social e Gerontologia Social. Atua na academia como professora, pesquisadora, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Pessoa Idosa e Programa de Extensão - Integração de Gerações.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2007-05-05