Política de segurança pública no Brasil: avanços, limites e desafios

Autores

  • Vilobaldo Adelídio de Carvalho SINPOLJUSPI - Teresina - Piauí
  • Maria do Rosário de Fátima e Silva UFPI - Teresina - Piauí

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802011000100008

Resumo

O presente artigo, elaborado por meio de pesquisa teórica, discute a política de segurança pública adotada no Brasil contemporâneo, especialmente nesta primeira década no século 21. Inicialmente, apresenta reflexões sobre o papel do Estado no sentido de garantir a segurança pública enquanto direito fundamental do cidadão. Posteriormente, destaca o Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP) e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) como inovações na política de segurança pública brasileira. Considera que, apesar dos limites e desafios próprios da complexidade relativa à questão, têm ocorrido avanços na democratização da política de segurança, por meio de uma maior participação da sociedade nas discussões e na implementação das ações nessa área.

Biografia do Autor

Vilobaldo Adelídio de Carvalho, SINPOLJUSPI - Teresina - Piauí

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia (2005), Especialização em Geografia (2006) e mestrado em Políticas Públicas (2010) pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Geografia e Pedagogia, atuando também como gestor público. Estuda temas como: segurança pública, violência, direitos humanos, Estado, planejamento, política pública, gestão pública, educação, geografia e espaço urbano.

Maria do Rosário de Fátima e Silva, UFPI - Teresina - Piauí

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (1981), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Serviço Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: Novo sindicalismo, Trabalhadores urbanos, Organização Sindical, Bancários, Comerciários e Gestão sindical.

Downloads

Publicado

2011-05-20