Proteção social aos idosos: concepções, diretrizes e reconhecimento de direitos na América Latina e no Brasil

Autores

  • Maria do Rosário de Fátima e Silva UFPI - Teresina - Piauí
  • Maria Carmelita Yazbek PUC - Perdizes - SP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802014000100011

Resumo

O artigo tem por objetivo percorrer o processo de constituição e concretização do sistema de proteção social na América latina e nele localizar as medidas específicas de proteção social, adotadas pelo governo brasileiro, no atendimento das demandas da população idosa. Escolheu-se como marco histórico de análise da realidade latino-americana, a I Conferência Intergovernamental sobre Envelhecimento na América Latina e Caribe, realizada pela Comissão Econômica Para a America latina e Caribe - CEPAL, em novembro/2003, em Santiago no Chile, como síntese das medidas de proteção social que vem sendo destinadas pelos países do continente ao segmento social idoso. Para a experiência brasileira elegeu-se como marco as prerrogativas legais relacionadas aos direitos dos idosos e à Seguridade Social implementadas a partir dos anos de 1990. São abordadas as concepções sobre proteção social e envelhecimento, encaradas como direito e conquista da civilização humana no século 21.

Biografia do Autor

Maria do Rosário de Fátima e Silva, UFPI - Teresina - Piauí

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (1981), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Serviço Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: Novo sindicalismo, Trabalhadores urbanos, Organização Sindical, Bancários, Comerciários e Gestão sindical.

Maria Carmelita Yazbek, PUC - Perdizes - SP

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2014-06-03