Estado educador: uma nova pedagogia da hegemonia nas Reservas Extrativistas

Autores

  • Cláudia Conceição Cunha ICMBio - Rio Branco - AC
  • Carlos Frederico B. Loureiro UFRJ - Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802012000100006

Resumo

Este artigo analisa o papel desempenhado por um projeto de cooperação internacional (Projeto Resex) na implementação das Reservas Extrativistas na década de 1990. Através da análise dos documentos e relatórios referentes à negociação e execução da primeira fase do Projeto, no período de 1995-1999, demonstra-se a contraposição dos princípios contidos nos sujeitos coletivos que originaram as Reservas Extrativistas e aqueles produzidos, transmitidos e difundidos através do Projeto Resex. Discute-se a presença do Estado, em uma pedagogia da hegemonia, operando na desconstrução das conquistas objetivadas pelos seringueiros nas décadas de 1970-1980, e utilizando, para isso, o Projeto Resex como um espaço pedagógico privilegiado.

Biografia do Autor

Cláudia Conceição Cunha, ICMBio - Rio Branco - AC

Doutora, analista ambiental do Instituto Chico Mendes - ICMBio.

Carlos Frederico B. Loureiro, UFRJ - Rio de Janeiro - RJ

Doutor e professor da UFRJ.

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Publicado

2012-06-01