Do eclipse ao raiar do para si LGBT na política educacional brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n3p564

Resumo

Este artigo apresenta como objeto de estudo a política nacional de Educação consoante com a emancipação humana da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). Ademais, tem-se como objetivo central deslindar os (des)caminhos para uma política nacional de Educação voltada à emancipação humana desse segmento. Para tanto, recorreu-se à pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como opção metodológica os tipos de pesquisa descritiva e explicativa e exploratória, conduzindo a decomposição desta investigação em três seções cujas discussões circundam o objetivo proposto. Permitiu-se, pois, verificar que o processo de desumanização, enraizado em função da lógica do capital, reflete hodiernamente o não nutrimento de uma perspectiva emancipatória na educação brasileira, posto que os pilares de tal lógica não aquiescem uma transformação da realidade objetiva e concreta.

Biografia do Autor

Poliana Machado Gomes da Silva, Universidade Estadual do Cerá, Fortaleza, Ceará

Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO). Mestranda em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Kaline de Souza Barbosa, Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará

Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO). Especializanda em Direito das Famílias pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

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Publicado

2018-11-30