Em tempos de desumanização: a emergência da crítica ontológica no complexo educacional

Autores

Resumo

Na atualidade a adaptação ao existente é uma realidade que se impõe, implicando, também, numa necessária compreensão do tempo presente e de uma crítica ontológica que nos permita não só compreender o papel da educação e do conhecimento, senão também costurar estratégias de formação e articulação em que a teoria recupere seu papel fundamental de orientação da prática. Contrariando o “espírito do tempo”, entendemos que as implicações entre ontologia e conhecimento para o debate da educação apresentam, explícita ou implicitamente, a questão de porquê ontologia e porque uma crítica ontológica. Apresentamos nesse texto o movimento dialético da dimensão ontológica e gnosiológica a partir de uma concepção de ser humano que possa gerar as possibilidades de interditar a ideia de que o sistema capitalista “totalizante” não pode ser superado. Ao contrário, é necessário um tipo de conhecimento que considere a totalidade, como nos oferece a ontologia crítica.

Biografia do Autor

Patricia Laura Torriglia, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Professora Dra. do Departamento de Estudos Especializados em Educação. EED. centro de Ciências da Educação.

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC

Professor Dr. da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC. 

Astrid Baecker Avila, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Professora Dra. do Departamento de Estudos Especializados em Educação. EED. centro de Ciências da Educação.

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Publicado

2020-02-13