A estrutura tecnológica na reprodução ampliada do capitalismo dependente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2025.e104195

Palabras clave:

Tecnologia, Dependência, Capitalismo

Resumen

O objetivo deste artigo é a formulação da categoria estrutura tecnológica dependente, como resultado histórico da reprodução ampliada do capitalismo dependente no período do padrão industrial de reprodução do capital, que se inicia no final da década de 1920 e vai até meados da década de 1970. O método utilizado é o histórico-bibliográfico, e a abordagem teórico-metodológica é a Teoria Marxista da Dependência (TMD). A estrutura tecnológica dependente se estabeleceu de forma hegemônica a partir do padrão industrial, especificamente, em sua fase de integração imperialista, quando os investimentos estrangeiros diretos se tornam predominantes na determinação da transferência de valor por meio de remessas de lucros e royalties. O resultado foi a configuração de uma estrutura produtiva heterogênea. De um lado, capitais orgânicos elevados sob propriedade estrangeira e, do outro, capitais de baixa composição destinados aos produtores internos.

Biografía del autor/a

Leandro José de Araujo, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutor em Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Franca, Assistente Social, Servidor Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Curitiba, PR.

Geraldo Augusto Pinto, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas (DAFCH), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), Curitiba, PR, BR

Bacharel em Sociologia e Ciência Política, mestre e doutor em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com ênfase em Sociologia do Trabalho. Professor Associado do Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas (DAFCH) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. Pesquisador dos grupos: Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (UTFPR); Trabalho, Tecnologia e Capitalismo Digital (UTFPR); Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses (Unicamp). Membro da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR).

Citas

BAMBIRRA, V. O capitalismo dependente latino-americano. 2. ed. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2013.

BREDA, D. M. Revolução científico-técnica e divisão internacional do trabalho: elementos para a análise da dependência tecnológica na América Latina. Florianópolis, SC: UFSC, 2011.

FERREIRA, C.; LUCE, M. Introdução. In: FERREIRA, C.; OSÓRIO, J.; LUCE, M. (org.). Padrão de reprodução do capital: contribuições da teoria marxista da dependência. São Paulo, SP: Boitempo, 2012.

HADLER, J. P de T. C. Dependência e superexploração: os limites das reflexões de FHC e Mauro Marini sobre a problemática do desenvolvimento dependente. 2013. 201p. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Programa de Pós-Graduação e Ciências Econômicas, Campinas, SP, 2013. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2013.912148. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/912148?guid=1758053569010&returnUrl=%2fresultado%2flistar%3fguid%3d1758053569010%26quantidadePaginas%3d1%26codigoRegistro%3d912148%23912148&i=1. Acesso em: 12 ago. 2025.

LUCE, M. S. Teoria marxista da dependência: problemas e categorias: uma visão histórica. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2018.

MARINI, R. M. O ciclo do capital na economia dependente. In: FERREIRA, C.; OSÓRIO, J.; LUCE, M. (org.). Padrão de reprodução do capital: contribuições da teoria marxista da dependência. São Paulo, SP: Boitempo, 2012.

MARINI, R. M. Subdesenvolvimento e revolução. 6. ed. Florianópolis, SC: Insular, 2017.

MARX, K. O capital: o processo de produção do capital. Livro Primeiro, Tomo 1. São Paulo, SP: Nova Cultural, 1996.

OSÓRIO, J. América Latina: o novo padrão exportador de especialização produtiva. Estudo de cinco economias da região. In: FERREIRA, C.; OSÓRIO, J.; LUCE, M. (org.). Padrão de reprodução do capital: contribuições da teoria marxista da dependência. São Paulo, SP: Boitempo, 2012a.

OSÓRIO, J. Padrão de reprodução do capital: uma proposta teórica. In: FERREIRA, C.; OSÓRIO, J.; LUCE, M. (org.). Padrão de reprodução do capital: contribuições da teoria marxista da dependência. São Paulo, SP: Boitempo, 2012b.

SANTOS, T. dos. Evolução histórica do Brasil: da colônia à crise da “Nova República”. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2021.

SUZIGAN, W. Investimento na indústria de transformação no Brasil: 1869/1939: uma visão geral. Pesquisa Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, ago. 1985. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6169. Acesso em: 08 out. 2024.

Publicado

2026-01-28

Número

Sección

Espacio temático: Tecnología, digitalización del Estado y políticas sociales