Reflexões sobre o estágio na educação superior e sua particularidade no Serviço Social

Autores

  • Maisa Miralva da Silva Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Eleusa Belenjian Ribeiro Professora aposentada da PUC GO

DOI:

https://doi.org/10.1590/1414-49802016.003.00004

Resumo

O presente artigo traz uma discussão sobre o estágio, enfocando-o como componente do processo de formação nos cursos de nível superior, conforme mostra a história da educação brasileira. Objetivo é apresentar algumas reflexões sobre o curso de Serviço Social

e o estágio como aproximação e introdução dos estudantes ao exercício profissional, preparando-os para a vivência de aspectos éticopolíticos, teórico-metodológicos e técnico-operacionais da profissão. O estágio compõe uma diversidade metodológica que tem traçado
os rumos da sua supervisão, de seus objetivos e de suas concepções. Alguns desses elementos caracterizam o estágio como atividade complementar, periférica, exógena aos propósitos do processo de formação o que, em alguns casos, fortalece a dicotomia teoria-prática e o conservadorismo na profissão.

 

Biografia do Autor

Maisa Miralva da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professora adjunta do curso de serviço social da PUC GO, Coordenadora do Mestrado em Serviço Social da PUC GO.

Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília.

Supervisora profissional de estágio na UFG.

 

Eleusa Belenjian Ribeiro, Professora aposentada da PUC GO

Foi diretora da escola de serviço social da PUC

Doutora em Serviço Social pela UFRJ

Coordenou o Mestrado em Serviço Social da PUC GO

Professora aposentada da PUC GO e professora colaboradora no Mestrado em serviço social da PUC GO

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Publicado

2016-12-22