A relevância da pesquisa para o servic?o social: conquistas e desafios permanentes das Diretrizes Curriculares

Autores

  • Rayane Noronha Oliveira Doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Tássia Monte Santos Docente do Departamento de Serviço Social/DESSO, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). https://orcid.org/0000-0003-2096-7975

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n1p63

Resumo

Tendo como norte a importância da pesquisa e as suas contribuições para o serviço social, este artigo objetiva elencar alguns subsídios para o diálogo da pesquisa na formação do/a assistente social, no âmbito acadêmico, a partir do que preconizam as Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social (1996). Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, analisando as legislações que regulam a profissão em relação à pesquisa e demais produções científicas pertinentes, sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético. Concluímos que, diante dos atuais desafios relacionados à expansão das correntes contra hegemônicas no serviço social e da expansão do Ensino à Distância, a profissão precisa voltar a colocar-se na agenda das suas próprias pesquisas, isto é, ser objeto das investigações realizadas pela comunidade de pesquisadores da área. Uma nova pesquisa sobre a implementação das Diretrizes Curriculares, por exemplo, poderia abrir possibilidades de um novo debate nacional.

Biografia do Autor

Rayane Noronha Oliveira, Doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Assistente Social, doutoranda no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Serviço Social/DESSO, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Tássia Monte Santos, Docente do Departamento de Serviço Social/DESSO, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Docente do Departamento de Serviço Social/DESSO, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2020-02-13