Desmotivação e crise de identidade na profissão docente

Autores

  • Saul Neves de Jesus Algarve - Faro - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

O principal objectivo deste artigo é sistematizar alguns dos factores que têm sido identificados como estando na base da desmotivação dos professores e, em particular, da "crise de identidade" neste grupo profissional. Começa-se por identificar algumas das principais mudanças ocorridas na sociedade e nos sistemas educativos com impacto na motivação profissional. Esta análise permite compreender o fenómeno da "crise das motivações" da actualidade. Embora este fenómeno diga respeito a diversos grupos profissionais, a profissão docente comporta aspectos específicos que se procura salientar. A conclusão faz a apresentação duma análise alternativa para este problema, em que se destaca o conceito de bem-estar docente e algumas linhas de investigação a desenvolver.

Biografia do Autor

Saul Neves de Jesus, Algarve - Faro - Portugal

Doutor em Psicologia da Educação. Professor Catedrático do Departamento de Psicologia. Universidade do Algarve, Portugal.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2004-01-01