Destruir o Estado, emancipar os trabalhadores! Lições da Comuna de Paris de 1871

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e83419

Palavras-chave:

História das Ciências, Óptica, Corpos em Movimento, Éter, Fresnel

Resumo

Objetivou-se discutir a relevância histórica da Comuna de Paris de 1871, ainda que um século e meio a separe do tempo presente. Para tanto, procedeu-se revisão bibliográfica de obras de autores anarquistas e comunistas e, fundamentalmente, exaustiva análise da obra de Marx, especialmente de A guerra civil na França, escrita por ocasião dos eventos da Comuna.
Concluiu-se que a insurreição do proletariado, ocorrida durante a Comuna de Paris, ensejou um momento histórico decisivo de contestação da sociedade de classes, da propriedade privada e das formas burguesas de organização social. Nesse sentido, o retorno ao evento histórico da Comuna lança luzes à compreensão dos desdobramentos da sociedade capitalista, os rumos
percorridos pelas lutas do proletariado e o papel ocupado pelo Estado.

Biografia do Autor

Glauber Lopes Xavier, Universidade Estadual de Goiás

Economista. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Realizou estágio pós-doutoral em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás, atuando no curso de Ciências Econômicas e no Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER). Conduz pesquisas a partir das seguintes temáticas: questão agrária, economia política, marxismo, imperialismo, formação do capitalismo brasileiro e capitalismo periférico Latino-Americano

Referências

ACHCAR, G. A Comuna de Paris, 1871. In: LÖWY, M. (org.). Revoluções. São Paulo: Boitempo, 2009.

BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

DEBORD, G.; KOTÁNYI, A.; VANEIGEM, R. Sobre a Comuna. In: CONCEIÇÃO, M. V. (org.). O significado da Comuna de Paris. Goiânia: Edições Enfrentamento, 2021.

GUÉRIN, D. As ideias força do anarquismo. In: MALATESTA et al. O anarquismo e a democracia burguesa. São Paulo: Global Editora, 1980.

KORSCH, K. A Comuna revolucionária. Goiânia: Edições Enfrentamento, 2020.

LEFEBVRE, H. La vie quotidienne dans le monde moderne. Paris: Gallimard, 1968.

LEFEBVRE, H. Posição: contra os tecnocratas. São Paulo: Editora Documentos, 1969.

MARX, K. A guerra civil na França. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.

TRAGTENBERG, M. Reflexões sobre o socialismo. 8. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2008.

VIANA, N. A Comuna e a contestação. In: CONCEIÇÃO, M. V. (org.). O significado da Comuna de Paris. Goiânia: Edições Enfrentamento, 2021.

VIANA, N. Karl Korsch e a Comuna revolucionária. In: KORSCH, K. A Comuna revolucionária. Goiânia: Edições Enfrentamento, 2020.

Downloads

Publicado

2022-05-06