A ética na práxis freireana: educação para a liberdade e emancipação humana
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e96359Palabras clave:
Principio moral. Educación. Emancipación. Práctica. Paulo Freire.Resumen
Este artigo analisa a ética na práxis educativa freireana e busca responder a seguinte questão: como se articula a ética na concepção de educação proposta por Paulo Freire? Apresenta como objetivos: a) caracterizar a ética na práxis educativa freireana; b) analisar a centralidade das lutas socioeducativas como expressão objetiva da ética; e c) definir a relação ética, educação e emancipação humana a partir de Paulo Freire. A abordagem teórico-metodológica consiste em uma revisão bibliográfica pautada na identificação das formulações sobre ética em obras de Paulo Freire e de autores que discutem o seu legado para a educação, articulando essa análise a partir das relações de classe no capitalismo. Abordar a ética em Paulo Freire permite refletir sobre os desafios e as perspectivas da práxis educativa, gerando ações coletivas emancipadoras que possibilitem o enfrentamento das contradições e dos desafios da crise capitalista que marca o primeiro quartel do século XXI.
Citas
ALLMAN, P. Revolutionary social transformation: democratic hopes, political possibilities and critical education. Westport: Bergin & Garvey, 1999.
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
ANTUNES, R. Dois anos de desgoverno: a política da caverna, 2020. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/607160-dois-anos-de-desgoverno-a-politica-da-caverna-artigo-de-ricardo-antunes. Acesso em: 17 set. 2023.
BATISTA, P. S. de S. A concepção de ética na educação popular e o pensamento de Paulo Freire. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 15, n. 3, p. 224–232, set./dez. 2011.
FERNANDES, S. Pedagogia crítica como práxis marxista humanista: perspectivas sobre solidariedade, opressão e revolução. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 481–496, abr./jun. 2016.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
MÉSZÁROS, I. Para além do Capital: rumo a uma teoria da transição. Campinas: Editora da UNICAMP; São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
TONET, I. Educação contra o Capital. 2. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
VÁZQUEZ, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte, inserido um link para a Licença Creative Commons e indicado se mudanças foram feitas. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).