A ética na práxis freireana: educação para a liberdade e emancipação humana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e96359

Palabras clave:

Principio moral. Educación. Emancipación. Práctica. Paulo Freire.

Resumen

Este artigo analisa a ética na práxis educativa freireana e busca responder a seguinte questão: como se articula a ética na concepção de educação proposta por Paulo Freire? Apresenta como objetivos: a) caracterizar a ética na práxis educativa freireana; b) analisar a centralidade das lutas socioeducativas como expressão objetiva da ética; e c) definir a relação ética, educação e emancipação humana a partir de Paulo Freire. A abordagem teórico-metodológica consiste em uma revisão bibliográfica pautada na identificação das formulações sobre ética em obras de Paulo Freire e de autores que discutem o seu legado para a educação, articulando essa análise a partir das relações de classe no capitalismo. Abordar a ética em Paulo Freire permite refletir sobre os desafios e as perspectivas da práxis educativa, gerando ações coletivas emancipadoras que possibilitem o enfrentamento das contradições e dos desafios da crise capitalista que marca o primeiro quartel do século XXI.

Biografía del autor/a

Rubens Luiz Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado
pela Universidade do Porto (2015). Professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2024-07-26