Para uma concepção do Serviço Social contemporâneo no México: sua condição profissional

Autores

  • Carmen Flores Cisneros UNAM - México - DF
  • Gudelia Martínez León UNAM - México - DF

Resumo

O artigo coloca como pontos de partida o surgimento do Serviço Social no contexto histórico do Estado nação constitucionalista (1917) e a situação tradicional da profissão no contexto sociopolítico do México em tempos de globalização. Neste sentido esboça uma nova concepção do Trabalho Social contemporâneo orientada à formulação de um posicionamento ético-político profissional que inclua a perspectiva do ator. Concebido a partir de uma idéia de bem-viver, re-interpreta os princípios filosóficos da profissão e utiliza elementos teóricos das Ciências Sociais contemporâneas para estabelecer um diálogo de saberes no exercício dos direitos sociais, civis e humanos, num contexto de liberdade e justiça, incluinte dos povos e setores excluídos da sociedade.

Biografia do Autor

Carmen Flores Cisneros, UNAM - México - DF

Licenciada en Trabajo Social pela Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM. Investigadora en Ciencias Médicas, Instituto Nacional de Perinatología, México.

Gudelia Martínez León, UNAM - México - DF

Licenciada en Trabajo Social pela Universidad Nacional Autónoma de Máxico. Estudios de Maestría en Bibliotecología. Profesora de Asignatura de la Licenciatura en Trabajo Social, UNAM.

Downloads

Publicado

2006-04-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)