Democracia e participação na gestão dos recursos hídricos no Brasil

Autores

  • Pedro Roberto Jacobi USP - São Paulo - SP
  • Fabiana Barbi USP - São Paulo - SP

Resumo

Este artigo aborda o fortalecimento do espaço público e a abertura da gestão pública à participação da sociedade civil na elaboração de suas políticas públicas. Trata, também, da sempre complexa e contraditória institucionalização de práticas inovadoras que marcam rupturas com a dinâmica predominante em áreas e setores da administração, especificamente na gestão ambiental. Apresenta uma reflexão focalizada na gestão pública compartilhada dos recursos hídricos no Brasil e nas transformações qualitativas na relação entre Estado e sociedade, como referências de inflexão e reforço das políticas públicas centradas na ampliação da cidadania. Assinala, nas conclusões, os impactos das práticas participativas, que, apesar de controversas, apontam para uma nova qualidade de vida, que abre novos espaços sociopolíticos e influencia qualitativamente na transformação do estado atual da gestão de recursos hídricos no Brasil.

Biografia do Autor

Pedro Roberto Jacobi, USP - São Paulo - SP

Possui Doutorado em Sociologia pela USP. Livre Docente em Educação - USP. Professor titular da USP, co-editor da revista Ambiente e Sociedade desde 1997. Membro do conselho editor das revistas Environment and urbanization (0956-2478), EURE (Santiago) (0250-7161) e O&S. Organizações & Sociedade.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Fabiana Barbi, USP - São Paulo - SP

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Ciência Ambiental pelo PROCAM/USP (2007).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-05-28