Por uma nova gramática da vida social: o conceito ampliado de capitalismo e socialismo de Nancy Fraser
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e00512Resumo
Referência na teoria crítica contemporânea e uma das principais teóricas da segunda onda do feminismo nos Estados Unidos, Nancy Fraser enfrenta as questões fundamentais do século XXI para a superação do capitalismo em seu livro Capitalismo Canibal: como nosso sistema está devorando a democracia, o cuidado e o planeta — e o que podemos fazer a respeito disso.
Referências
BUTLER, James. This concerns everyone. London Review of Books. Vol. 45 No. 5 · 2 March 2023. Disponível em: https://www.lrb.co.uk/the-paper/v45/n05/james-butler/this-concerns-everyone. Acesso em 23/05/2024.
FRASER, Nancy. Destinos do feminismo: do capitalismo administrado pelo Estado à crise neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2024.
FRASER, Nancy; MOSQUERA, Martin. Il capitalismo cannibale. Rivista Jacobin Itália. 2021. Disponível em: https://jacobinitalia.it/il-capitalismo-cannibale/. Acesso em 10/05/2024.
HAIDER, Asad. Armadilha da identidade: raça e classe nos dias de hoje. São Paulo: Veneta, 2019.
HERB, Irina; ABDEL-FATAH, Dana, CHAKRABORTY, Deborshi; EDWARDS, George. Nancy Fraser’s Cannibal Capitalism: na extended discussion. Book Rewiew Historical Materialism, 2023. Disponível em: https://www.historicalmaterialism.org/book-review/nancy-frasers-cannibal-capitalism-extended-discussion. Acesso em 26/05/2024.
PRADO, Eleutério. A sociabilidade canibal. A terra é redonda. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/a-sociabilidade-canibal/. Acesso em 26/05/2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte, inserido um link para a Licença Creative Commons e indicado se mudanças foram feitas. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).