Ser docente no Século XXI: o trabalho em uma universidade pública brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p687

Resumo

O artigo apresenta as condições do trabalho docente em uma universidade pública brasileira em contexto de mudanças no setor da educação. O objetivo é analisar as percepções de docentes sobre o trabalho em relação à organização do trabalho e às implicações no binômio saúde/doença. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa pautado em entrevistas semiestruturadas sobre questões que abordam o processo de trabalho dos docentes, a partir de suas experiências, desejos e sensações. Foram entrevistados sete docentes, e a análise da fala teve como base o método do discurso do sujeito coletivo. Os resultados apresentam as condições de trabalho dos docentes sob processo de intensificação, prolongamento de jornadas e adoecimento desses trabalhadores. No cenário apresentado o trabalho vem atrelado a difusas engrenagens evidenciadas nos aspectos da organização do trabalho. Aborda-se um tema atual, que responde à necessidade de compreender o trabalho e seus efeitos deletérios visando contribuir com futuras transformações.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Ferreira Queiróz, Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP

Professora Associada do Departamento de Políticas PÚblicas e Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Professora orientadora do Programa de Pós Graduação Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP. Pesquisadora da temática Trabalho e Saúde, Trabalho Portuário, Organização do Trabalho, Ergonomia.

Laiany Lara Emiliano, Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2020-10-05