Contribuições para o aprofundamento do debate étnico-racial na formação em serviço social a partir de Lélia Gonzalez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e84637

Resumo

O presente artigo objetiva contribuir para a visibilidade da trajetória acadêmica-militante e do legado intelectual de Lélia Gonzalez, buscando apresentar ao Serviço Social aportes para o avanço e maturação do debate étnico-racial na formação profissional. Parte-se da hipótese que a ampla bagagem intelectual de Lélia, dada sua relevância para o Movimento Negro brasileiro e para o pensamento social crítico, possua contribuições fundamentais para a compreensão do racismo e do sexismo na particularidade brasileira e, das formas de resistências organizadas ante a eles, possibilitando a apreensão de categorias-chave para a incorporação efetiva e transversal do debate étnico-racial à formação em Serviço Social. Este artigo resulta de parte do Projeto de Dissertação, intitulado “A trajetória e o pensamento de uma intelectual e militante negra: aportes para o aprofundamento do debate étnico-racial no Serviço Social a partir de Lélia Gonzalez”, no qual foram utilizados o método biográfico e a revisão de literatura.

Biografia do Autor

Thamires Costa Meirelles dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2022-05-06