O Serviço Social crítico no atual contexto de redemocratização da América Latina

Autores

  • Douglas Ribeiro Barboza UERJ - Rio de Janeiro - RJ
  • Silene de Moraes Freire UERJ - Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802006000200010

Resumo

O artigo busca analisar as particularidades do processo de redemocratização dos regimes políticos latino-americanos, tentando contribuir para o esclarecimento de fenômenos hoje centrais na compreensão destas sociedades e, conseqüentemente, do solo onde se desenvolvem as práticas do Serviço Social. Desde os anos 1980, a tentativa da América Latina em reorganizar sua vida pública em conformidade com os preceitos democráticos liberais demonstrou uma desigualdade de forças políticas na negociação desta transição, onde avanços políticos foram acompanhados pelo agravamento das condições de vida das maiorias nacionais. Como o Serviço Social crítico surge - historicamente - no marco de ordenamentos democráticos, a conformação da profissão relaciona-se intrinsecamente com as debilidades deste processo, onde emergem novos desafios para construção da identidade dos assistentes sociais, principalmente no debate do sentido da sua prática, do processo de conhecimento crítico e no redimensionamento de propostas relevantes na defesa de um projeto socialmente necessário no contexto latino-americano atual.

Biografia do Autor

Douglas Ribeiro Barboza, UERJ - Rio de Janeiro - RJ

Mestrando em Serviço Social no PPG da Faculdade de Serviço Social/UERJ. Possui graduação em Serviço Social pela UFRJ (2004). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, democracia, movimentos sociais, serviço social e processos políticos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Silene de Moraes Freire, UERJ - Rio de Janeiro - RJ

Possui graduação em Serviço Social pela UFRJ (1985), mestrado em Serviço Social pela UFRJ (1991) e doutorado em Sociologia pela USP (1997). Atualmente é professora adjunto da UERJ. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, Serviço Social, Questão Social, Direitos Humanos, Brasil e Democracia. Procientista da UERJ. Coordenadora do Programa de Estudos de América Latina e Caribe–PROEALC-do Centro de Ciências Sociais da UERJ desde 2000. Bolsista de Produtividade do CNPq. CURRÍCULO LATTES

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-04-29