Contribuições para a supervisão dos programas sociais com foco na família

Autores

  • Carlos Eduardo Aguilera Campos UFRJ - Rio de Janeiro - RJ
  • Joana Angélica Barbosa Garcia UFRJ - Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000100011

Resumo

Este artigo explora os seguintes aspectos da intervenção: a composição profissional dos programas sociais voltados para famílias, a nova centralidade da família como foco das políticas sociais e a supervisão em equipes multiprofissionais. Tem como base de reflexão os recentes programas implementados em nível federal: Programa de Atenção Integral à Família e Programa Saúde da Família. Analisa a supervisão sem retratar uma abordagem estritamente teórica ou um roteiro de procedimentos de campo. A família é abordada como instituição social em permanente mudança de formatos e significados, exigindo um trabalho de reflexão e educação permanentes dos profissionais sociais.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Aguilera Campos, UFRJ - Rio de Janeiro - RJ

Possui graduação em Medicina pela UFRJ, mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela USP. Atualmente é professor adjunto da UFRJ e coordenador de Saúde Coletiva da UGF, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e editor da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Tem experiência na área de Medicina Preventiva com ênfase em Atenção Primária à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina de família, saúde da família, qualidade em APS, vigilância em saúde, programação em saúde, políticas de saúde.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Joana Angélica Barbosa Garcia, UFRJ - Rio de Janeiro - RJ

Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Realizou entre agosto de 2005 e julho de 2006 estágio pós-doutoral no Social Work and Social Policy Department da Oxford University, Inglaterra. Desde 1994 é docente e pesquisadora da UFRJ. Tem experiência de pesquisa nos seguintes temas: responsabilidade social das empresas, família, cidadania, política de infância e juventude.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-04-29