Verdade e revolução: traços do cinismo na obra de Almeida Faria

Autores

  • Tiago Ribeiro dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2011v16n2p114

Resumo

Nossa proposta consiste em investigar traços do cinismo no romance português contemporâneo. No âmbito da Tetralogia Lusitana de Almeida Faria – composta pelos romances A Paixão, Cortes, Lusitânia e Cavaleiro Andante – tentaremos demonstrar como o autor, ao trabalhar com o tema da Revolução dos Cravos, também apresenta uma obra de dimensão revolucionária que postula uma verdade outra e que, por isso mesmo, pode ser representativa de uma verdadeira parresia cínica, como propõe Michel Foucault.

Biografia do Autor

Tiago Ribeiro dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

O autor é mestrando em Teoria Literária pela UFSC e desenvolve pesquisa em torno do romance português contemporâneo.

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Publicado

2011-10-23

Como Citar

SANTOS, Tiago Ribeiro dos. Verdade e revolução: traços do cinismo na obra de Almeida Faria. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 114–127, 2011. DOI: 10.5007/2175-7917.2011v16n2p114. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2011v16n2p114. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos