Verdade e revolução: traços do cinismo na obra de Almeida Faria
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2011v16n2p114Resumen
Nossa proposta consiste em investigar traços do cinismo no romance português contemporâneo. No âmbito da Tetralogia Lusitana de Almeida Faria – composta pelos romances A Paixão, Cortes, Lusitânia e Cavaleiro Andante – tentaremos demonstrar como o autor, ao trabalhar com o tema da Revolução dos Cravos, também apresenta uma obra de dimensão revolucionária que postula uma verdade outra e que, por isso mesmo, pode ser representativa de uma verdadeira parresia cínica, como propõe Michel Foucault.
Descargas
Publicado
2011-10-23
Cómo citar
SANTOS, Tiago Ribeiro dos. Verdade e revolução: traços do cinismo na obra de Almeida Faria. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 114–127, 2011. DOI: 10.5007/2175-7917.2011v16n2p114. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2011v16n2p114. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.