O mito de Orfeu na poesia de Murilo Mendes
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2023.e92456Palavras-chave:
Murilo Mendes, Orfeu, Mito, PoesiaResumo
Nesse texto, pretendemos examinar a presença de Orfeu na poética de Murilo Mendes por meio da análise dos poemas que o poeta dedicou ao citaredo trácio. A figuração do mito de Orfeu ocupa um lugar central na obra de Murilo Mendes e, em seus múltiplos significados, dois sentidos são fundamentais para sua poética: o caráter fragmentário de sua poesia, que o liga à poética da modernidade e o desejo, por meio do canto órfico, de reorganizar o caos do mundo moderno em um cosmos revigorador.
Referências
BARCA, Pedro Calderón de la. La vida es sueño. Madrid: Cátedra, 1998.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. Vol. II. Petrópolis: Vozes, 1996.
BRETON, André. Manifestos do Surrealismo. Trad. de Sérgio Pachá. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2001.
BUENO, Antônio. Orfeu Reinventado: Murilo Mendes, Cem Anos de um Poeta Contemporâneo, s/d. Disponível em: www.ciberkiosk.pt/ensaios/murilobueno.html. Acesso em: 11/08/2017.
DETIENNE, Marcel. A escrita de Orfeu. Trad. de Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Trad. de Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 1998.
INFANTE, Ulisses. Murilo Mendes incorpora a poesia. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 41, n. 72, p. 76-88, out. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/7103. Acesso em: 11/08/2017.
JABOULLE, Victor. Mito e literatura: algumas considerações acerca da mitologia clássica na literatura ocidental. In: JABOULLE, Victor. Mito e literatura. Mem Martins, Portugal: Inquérito, 1993. p. 9-44.
MOURA, Murilo Marcondes de. Murilo Mendes: a poesia como totalidade. São Paulo: EDUSP/Giordano, 1995.
MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização: uma introdução filosófica do pensamento de Freud. Trad. de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1978.
MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
MERQUIOR, José Guilherme. Murilo Mendes ou a poética do visionário. In: MERQUIOR, José Guilherme. Razão do poema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965. p. 17-90.
SECCHIN, Antônio Carlos. “Entrevista com Antônio Carlos Secchin”, por Aleílton Fonseca. Tiro de Letra, publicado anteriormente no Jornal de Poesias, 19/09/2015. Disponível em: http://www.tirodeletra.com.br/entrevistas/AntonioCarlosSecchin.htm. Acesso em: 16 maio 2023.
TRINGALI, Dante. O Orfismo. In: CARVALHO, Sílvia M. (org.). Orfeu, Orfismo e Viagens a Mundos Paralelos. São Paulo: Edunesp. 1990. p. 15-24.
VALÉRY, Paul. Variedades. Org. e Int. de João Alexandre Barbosa; Trad. de Maiza Martins de Siqueira; Posfácio de Aguinaldo Gonçalves) São Paulo: Iluminuras, 1999.
VERNANT, Jean-Pierre. Aspectos míticos da memória e do tempo. In: VERNANT, Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 107-131.
VICO, Giambattista. Princípios de uma ciência nova: acerca da natureza comum das nações. Trad. de Antonio Lázaro de Almeida Prado. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciano Marcos Dias Cavalcanti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.