Sujeitos fraturados em Um judeu na minha cama, de Lília Silva
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2023.e92901Palavras-chave:
Literatura brasileira contemporânea, Fraturas, Existência, DramaturgiaResumo
O presente artigo analisa os conflitos existenciais, que se estudam como “fraturas” dos personagens, Luana e Gad, a partir da obra dramatúrgica Um judeu na minha cama, da escritora contemporânea Lília Silva, publicado em 1976. O termo abordado nesse artigo por “sujeitos fraturados”, advém das teorias de Luiz Costa Lima (2000), o sujeito fraturado se constitui por sua por suas fendas e inquietudes. Não é um ser pronto, mas mutável como parte imprescindível da alteridade. Os protagonistas, Luana e Gad, vivenciam as fraturas e as expõe, uma tentativa de entender a condição existencial de cada um e fugir da infelicidade. Partindo dos estudos psicanalíticos e filosóficos aliados à literatura, o dualismo apresentado pela obra, revela dois conflitos antagônicos e preponderantes em sua teoria: o primeiro diz respeito à busca cega e solitária do homem pela felicidade, como forma de autoafirmação da vontade. O segundo se opõe a este, pois se refere ao destino que impõe o sofrimento aos indivíduos, o que é um dos princípios da autonegação da vontade de viver.
Referências
ANGERAMI-CAMON, Valdemar A. Solidão a ausência do outro. São Paulo: Pioneira, 1990.
BACHELARD, Gaston. Poética do espaço. Trad. de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Hucitec, 1992.
CHAVES, Wilson Camilo. A determinação do sujeito em Lacan: da reintrodução na psiquiatria à subversão do sujeito. São Carlos: Edufscar, 2005.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionários de símbolos. Trad. de André Barbault. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
FURTADO, José Luiz. Amor. São Paulo: Globo, 2008.
LACAN, Jaques. O Seminário – a angústia livro 10. [1901-1981]. Texto Estabelecido por Jacques-Alain Miller. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
LIMA, Luiz Costa. Mímesis: desafio ao pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
PARAIZO, Mariângela Andrade. O labirinto e a bússola: aspectos do tempo em Borges. São Paulo: Fundação Memorial América Latina, 2003.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de fenomenologia ontológica. Trad. de Paulo Perdigão. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
SILVA, Lília A. Pereira da. Juiz morto. São Paulo: João Scortecci, 1967.
SILVA, Lília A. Pereira da. Um judeu na minha cama. São Paulo: João Scortecci, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Job Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.