Como os políticos brasileiros estão usando a internet para se comunicar e interagir com o eleitor? Um estudo sobre o uso da internet pelos candidatos às eleições de outubro de 2006 na região Sul do Brasil

Sérgio Soares Braga, Andressa Silvério Terra França, Letícia Carina Cruz

Resumo


Por ocasião do último pleito eleitoral, alguns analistas previam que a
internet poderia tornar-se a grande novidade nas eleições brasileiras. Tal
fenômeno de fato ocorreu? O objetivo deste artigo é apresentar evidências
que possibilitem uma resposta mais fundamentada a esta pergunta
e refletir sobre questões de natureza mais substantiva a respeito do uso
que os políticos brasileiros estão fazendo da internet para se comunicar e
interagir com o eleitor. O universo empírico de nossa pesquisa são os 2076
candidatos à esfera estadual e federal, nas eleições de outubro de 2006,
na região Sul do país. Chegamos à conclusão de que o uso das Tecnologias
de Informação e Comunicação (TICs) pelos políticos brasileiros ainda
é bastante deficiente e, mais importante, desigualmente distribuído por
partidos, estados e categorias de representação. Esse fato evidencia que
muito esforço pode ser ainda feito para melhorar o uso das ferramentas
propiciadas pela Internet para o aperfeiçoamento da comunicação e da
interação entre as elites dirigentes e o cidadão comum.

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

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