Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Política & Sociedade?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Normas de publicação para os colaboradores

 

1.  Quanto ao tipo de contribuição

•     Artigos inéditos (até 30 laudas de 30 linhas por 70 toques, ou aproximadamente 60.000 caracteres, incluindo referências bibliográficas e notas).

•     Ensaios bibliográficos (até 12 laudas de 30 linhas por 70 toques, ou 25.200 caracteres, incluindo referências bibliográficas e notas): resenhas críticas de apenas um livro ou de vários livros tratando de assuntos correlatos.

•     Resenhas bibliográficas (até 6 laudas de 30 linhas por 70 toques, ou 6.300 caracteres): resenhas de livros com até 5 anos de publicação.

2.  Quanto à avaliação para publicação

•     A revista publica artigos em português, inglês e espanhol, aceitando submissão em francês, cuja publicação estará condicionada à possibilidade de tradução.

  • Os originais de artigos, ensaios e resenhas submetidos à revista são lidos inicialmente pelos editores que, se considerar estarem de acordo com a política editorial da revista e cumprirem os requisitos acadêmicos indispensáveis, serão encaminhados para avaliação de pelo menos dois especialistas na área, garantindo o anonimato de autores e pareceristas.
  • Na avaliação, os pareceristas deverão levar em conta o conteúdo, a relevância e a qualidade das contribuições, considerando redação, originalidade do texto, qualidade do argumento e da bibliografia,  pertinência e adequação da metodologia empregada. O resultado da avaliação pode ser a) aceitar, b) aceitar com revisões, c) reformular e reapresentar e d) recusar. Em casos de um parecer positivo e um negativo, o trabalho será submetido a um terceiro parecerista. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os editores se dão o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor.

 

3. Cada artigo deve estar acompanhado por um resumo contendo entre 100 e 150 palavras, em português e em inglês, com três a cinco palavras-chave. Os autores devem enviar seus dados profissionais (instituição, cargo, titulação, principais publicações), endereço para correspondência e e-mail. Estes dados devem aparecer em página à parte, contendo também o título do trabalho.

4.  As notas devem vir no rodapé, não podendo consistir em simples referências bibliográficas.

5.  As citações e as referências bibliográficas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato:

•     (sobrenome do autor/espaço, ano de publicação, página), conforme o exemplo: (WAGLEY, 1977, p. 160-162).

6. As referências bibliográficas, em ordem alfabética, devem estar no final do trabalho e respeitar o formato que aparece nos seguintes exemplos (pede-se atenção à pontuação, espaços, negrito e uso de maiúscula):

•   Livro:

VEBLEN, T. A teoria da classe ociosa. São Paulo: Livraria Pioneira, 1965.

 

•    Coletânea:

LIPSET, S. M. (org.). Política e Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

 

•    Artigo em coletânea:

WALLERSTEIN, I. Three Ideologies or One? The Pseudo-Battle of Modernity. In: TURNER, S. P. (org.). Social Theory & Sociology. The Classics and Beyond. Oxford: Blackwell, 1996.

 

•    Artigo em periódico:

PAIXÃO, A. L. A teoria geral da ação e a arte da controvérsia. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 34-56, out.1989.

 

•    Tese e dissertação acadêmicas:

MIGUEL, S. M. Um olhar para dentro: o movimento feminista no Rio de Janeiro. Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política). Universidade Federal de Santa Catarina, 1988.

 

7. Os gráficos, figuras, tabelas, quadros ou mapas devem ser inseridos no texto numerados e titulados corretamente, com a devida referência. Devem estar confeccionados de maneira a permitir sua reprodução direta.

8.  Os ensaios bibliográficos e resenhas devem apresentar a referência completa das obras analisadas, indicando o número de páginas de cada uma.

9. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral dos direitos autorais à revista Política & Sociedade. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação. A revista não se compromete em devolver os originais das colaborações enviadas.

10. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

11. Os autores devem enviar seus textos preferencialmente através do site da revista (http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politica) ou então em formato eletrônico (Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, desde que não ultrapassem 2MB) para o endereço  ps@cfh.ufsc.br.

 

Para maiores informações, consultar o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política:

Tel.+ 55 48 3721-9253

Endereço eletrônico: ppgsocpol@contato.ufsc.br

Portal eletrônico: http://ppgsp.posgrad.ufsc.br/

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos e demais trabalhos publicados em Política & Sociedade, periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSC, passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de  iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros. Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.