Notícias

Chamada para artigos:

Dossiê temático: A sociologia da religião hoje: secularização(ões), secularismo(s) ou laicidade? (nº. 37, maio-agosto 2017)

Submissões de 20.11 a 25.12.2016

As teorias da secularização têm marcado o debate científico na área da sociologia das religiões desde a década de 1960. Não obstante sua antiguidade e hegemonia nesse campo, para determinados teóricos a evolução não unilinear, universal ou determinista do fenômeno religioso nas sociedades modernas tem vindo a desafiar seus pressupostos principais. Ademais, a desprivatização do religioso e seu novo protagonismo na esfera pública têm levado a questão da relação entre religião e política ao centro das reflexões sociológicas. Tais mudanças têm estimulado o deslocamento do debate na direção do político, como revela a centralidade de categorias como a laicidade, secularismo, múltiplas secularidades e outros. O objetivo deste dossiê é, então, colocar em discussão a contribuição explicativa destes diferentes enfoques analíticos, destacando seus méritos e limites, bem como suas diferenças, oposições e complementaridades. Além da discussão teórica, também serão aceites estudos empíricos que contribuam para o debate sobre o estatuto da religião e da secularidade no contexto da modernidade múltipla e global.

Organizadores: Helena Vilaça (Universidade do Porto), Carlos Eduardo Sell (UFSC) e Jorge Botelho Moniz (UFSC e Universidade Nova de Lisboa)

Nenhuma notícia publicada.