Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Normas de publicação para os colaboradores

 

1.  Quanto ao tipo de contribuição

•     Artigos inéditos com até 60.000 caracteres, incluindo referências bibliográficas, notas e espaços.

•     Resenhas bibliográficas (até 6 laudas de 30 linhas por 70 toques, ou 6.300 caracteres): resenhas de livros com até 2 anos de publicação, sob encomenda da revista ou após consulta prévia sobre o interesse na publicação.

2.  Quanto à avaliação para publicação

•     A revista publica artigos em português, inglês e espanhol.

  • Os originais submetidos à revista passarão por uma avaliação editorial que irá determinar sua adequação ao escopo, fluxo de trabalho e diretrizes formais da revista. Uma vez aprovados nesta etapa, os textos serão encaminhados para avaliação de  especialistas na área, garantindo o anonimato de autores e pareceristas.
  • Na avaliação, os pareceristas deverão levar em conta o conteúdo, a relevância e a qualidade das contribuições, considerando redação, originalidade do texto, qualidade do argumento e da bibliografia,  pertinência e adequação da metodologia empregada. O resultado da avaliação pode ser a) aceitar, b) aceitar com revisões, c) reformular e reapresentar e d) recusar. Em casos de um pareceres conflitantes, a decisão editorial será feita levando em conta as respostas específicas de paraeceristas ao formulário de avaliação de artigos científicos.

3. Cada artigo deve estar acompanhado por um resumo contendo entre 100 e 150 palavras, em português e em inglês, com três a cinco palavras-chave.

4.  As notas devem vir no rodapé, não podendo consistir em simples referências bibliográficas.

5.  As citações e as referências bibliográficas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato   (sobrenome do autor/espaço, ano de publicação, página), conforme o exemplo: (WAGLEY, 1977, p. 160-162).

6. As referências bibliográficas, em ordem alfabética, devem estar no final do trabalho e respeitar o formato que aparece nos seguintes exemplos (pede-se atenção à pontuação, espaços, negrito e uso de maiúscula):

  • Livro: VEBLEN, T. A teoria da classe ociosa. São Paulo: Livraria Pioneira, 1965.
  • Coletânea: LIPSET, S. M. (org.). Política e Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
  • Artigo em coletânea: WALLERSTEIN, I. Three Ideologies or One? The Pseudo-Battle of Modernity. In: TURNER, S. P. (org.). Social Theory & Sociology. The Classics and Beyond. Oxford: Blackwell, 1996.
  • Artigo em periódico: PAIXÃO, A. L. A teoria geral da ação e a arte da controvérsia. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 34-56, out.1989.
  • Tese e dissertação acadêmicas: MIGUEL, S. M. Um olhar para dentro: o movimento feminista no Rio de Janeiro. Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política). Universidade Federal de Santa Catarina, 1988.

7. Os gráficos, figuras, tabelas, quadros ou mapas devem ser inseridos no texto numerados e titulados corretamente, com a devida referência. Devem estar confeccionados de maneira a permitir sua reprodução direta.

8. Durante a submissão autoras e autores deverão preencher os metadados do site, informando seus dados profissionais (instituição, cargo, titulação, financiamento, e-mail e número ORCID).

9. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral dos direitos autorais à revista Política & Sociedade. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação. A revista não se compromete em devolver os originais das colaborações enviadas.

10. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

11. Os autores devem enviar seus textos exclusivamente através do site da revista (http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politica). No momento da submissão deverão ser preenchidas as informações de autoria e identificação do artigo (título, resumo e bibliográfia), bem como os metadados requeridos, do contrário os textos não serão enviados à avaliação.

 

Para maiores informações, consultar o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política:

Tel.+ 55 48 3721-9253

Endereço eletrônico: ps@ufsc.br

Portal eletrônico: http://ppgsp.posgrad.ufsc.br/

Dossiê Temático

Política & Sociedade prevê a edição sistemática de dossiês temáticos organizados por especialistas, com ênfase na publicação de resultados de pesquisas de ponta oriundas dos principais centros do país e do exterior. Eventualmente, esses números também trarão traduções de artigos consagrados indisponíveis em português.

Artigos

A revista publicará artigos de temática livre em todos seus números, inclusive naqueles dedicados a dossiês temáticos.

Resenhas

A revista poderá publicar resenhas em todos seus números, inclusive naqueles dedicados a dossiês temáticos.

Ensaio bibliográfico

A revista poderá publicar ensaios em todos seus números, inclusive naqueles dedicados a dossiês temáticos.

Entrevista

Política & Sociedade dará continuidade a sua política de publicar entrevistas com pesquisadores de renome e com personalidades  de relevância dentro do universo das ciências sociais.

Política de Anti-Plágio

Todas submissões a Política & Sociedade são verificadas pelo sistema anti-plágio Viper.

Obituário

Seção voltada para obituários de personalidades acadêmicas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros. Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.