Integração vertical e estabilidade de carreiras políticas: uma análise da trajetória política dos deputados federais da Arena gaúcha

Autores

  • Rafael Machado Madeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente artigo visa analisar o grau de coesão partidária da Aliança Renovadora Nacional (Arena) gaúcha a partir do exame dos padrões de carreiras políticas das bancadas do partido na Câmara dos Deputados nas quatro legislaturas eleitas sob o bipartidarismo. Para buscar mensurar o grau de coesão, a análise tomará como variáveis dados referentes às trajetórias partidárias destes parlamentares. Dessa maneira, aspectos como o número de migrações partidárias, o tempo de filiação prévio à conquista de um mandato na Câmara dos Deputados e o número de cargos e de mandatos ocupados serão tomados como parâmetro para a análise. Por fim, a partir deste exame, pretende-se levantar questões que possam explicar, por exemplo, o êxito do partido na manutenção da sua estrutura interna e de seus quadros no estado, diferentemente de outros estados da federação, onde o mesmo sofreu um processo constante de fuga de boa parte de seus antigos quadros partidários.

Biografia do Autor

Rafael Machado Madeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Endereço eletrônico: madeirar@bol.com.br.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Artigo