Artigo: Por uma Sociologia da Juventude – releituras contemporâneas

Autores

  • Ana Luisa Fayet Sallas Universidade Federal do Paraná
  • Maria Tarcisa Silva Bega Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo produzir uma reflexão teórica sobre a temática da juventude no marco de um estudo comparativo, tendo por base os estudos empíricos produzidos no final dos anos 1990 em que os temas juventude, violência e cidadania foram promovidos pela Unesco e realizados em cidades como Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza. Nossa proposta procura articular esses estudos problematizando-os a partir da (re)leitura de três grandes teóricos da Sociologia: Erving Goffman, Norbert Elias e Pierre Bourdieu. Qual o alcance teórico dos conceitos de estigma, anomia, identidade e habitus, ou ainda do modelo “estabelecidos e outsiders” para pensarmos numa Sociologia da Juventude que dê conta das diferentes formas de sociabilidade juvenil, e que ao mesmo tempo amplie a possibilidade de compreensão destes atores para além da grande temática da violência e da cidadania em que foram enquadrados. Para tal propósito, trabalhamos com quatro grandes eixos: relações familiares, sonhos e expectativas de futuro, redes de relações juvenis e significado da vida na cidade.

Biografia do Autor

Ana Luisa Fayet Sallas, Universidade Federal do Paraná

ANA LUISA FAYET SALLAS CONCLUIU O DOUTORADO EM HISTORIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA EM 1998. MESTRADO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL PELA UNIVERSIDADE DE BRASILIA EM 1987. ATUALMENTE E PROFESSOR TITULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA. PUBLICOU 6 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 8 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 2 CAPITULOS DE LIVROS E 1 LIVRO PUBLICADOS.PARTICIPOU DE 18 EVENTOS NO BRASIL. ORIENTOU 10 DISSERTACOES DE MESTRADO, ALEM DE TER ORIENTADO 14 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NAS AREAS DE SOCIOLOGIA, HISTORIA, PSICOLOGIA E ANTROPOLOGIA. ATUA NA AREA DE CIENCIAS SOCIAIS COM ENFASE EM TEORIA SOCIAL. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 11 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: JUVENTUDE, VIOLENCIA, CIDADANIA, REPRESENTACAO SOCIAL, IDENTIDADE SOCIAL, SOCIABILIDADE, ANTROPOLOGIA VISUAL, ESTIGMA, FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA, COMUNICACAO E CULTURA.

Maria Tarcisa Silva Bega, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em LICENCIATURA EM CIENCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Paraná, Membro titular dos : Conselho Estadual da Mulher (Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania do Paraná), Conselho Estadual de Educação (Secretariade Estado da Educação do Paraná) e do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná (Secretaria de Estado da Cultura). Membro do corpo editorial da Revista Mediações (UEL). Representante institucional da UFPR na Cátedra Unesco da Cultura da Paz. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, Políticas Públicas e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Paraná, Curitiba, juventude, cidadania, políticas sociais e trajetórias intelectuais.

Downloads

Publicado

2006-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático