Artigo: Análise crítica da Sociologia Econômica de Marx Granovetter: os limites de uma leitura do mercado em termos de redes e imbricação

Autores

  • Cecile Helene Jeanne Raud-Mattedi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este texto objetiva analisar teórica e metodologicamente a abordagem estrutural de Granovetter, a fim de avaliar os alcances e os limites do pensamento de um dos autores mais famosos e representativos da Nova Sociologia Econômica. Chegamos à conclusão de que, apesar de constituir uma análise genuinamente sociológica dos fenômenos econômicos, em particular graças à (re)elaboração de conceitos fundamentais como rede, imbricação ou grupo econômico, a abordagem de Granovetter apresenta uma série de limitações, que dizem respeito, entre outras, a uma reflexão ainda incipiente no que tange às motivações do ator econômico, a uma certa indefinição conceitual e a um negligenciamento do contexto social mais amplo no qual as redes estão inseridas.

Biografia do Autor

Cecile Helene Jeanne Raud-Mattedi, Universidade Federal de Santa Catarina

possui graduação em Administração de Empresas - Ecole Supérieure Des Sciences Economiques Et Commerciales (1990), mestrado em Sociologia do Desenvolvimento - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris, França (1991) e doutorado em Sociologia do Desenvolvimento - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1996). Possui também pós-doutorado em Sociologia Econômica - Universidade de Paris-Dauphine, França (2003). Atualmente é professora associada I do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: construção social do mercado, Estado e ator econômico; desenvolvimento territorial e políticas públicas. É coordenadora do Núcleo de Estudos Sociológicos dos Mercados.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Dossiê Temático