Artigo: Dilemas da simetria entre contexto social e conhecimento: a redefinição das modalidades de abordagem sociológica do problema do conhecimento

Autores

  • Marcos Antônio Mattedi Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O texto aborda o tema das modalidades de abordagem sociológica do problema do conhecimento. Mais precisamente, a aplicação do conceito de simetria para explicação das relações que se estabelecem entre contexto social e conhecimento científico. O conceito de simetria constitui o princípio metodológico mais conhecido e também mais controvertido do Programa Forte em Sociologia do Conhecimento. Foi concebido por David Bloor para designar que na abordagem sociológica do conhecimento científico devem-se empregar os mesmo fatores para explicar as crenças “verdadeiras” e as crenças “falsas”. Em nosso ponto de vista, o valor heurístico do conceito transcende o debate específico da transposição da abordagem sociológica ao conteúdo do conhecimento científico, proposta por Bloor, na medida em que permite avaliar tanto o sentido de desenvolvimento recente da abordagem sociológica do conhecimento quanto o significado e o alcance das abordagens precedentes. Nesse sentido, argumentamos que a abordagem do problema do conhecimento pode ser interpretada como uma progressiva extensão do princípio de simetria: simetria entre a ciência e outras instituições sociais, simetria entre conhecimento verdadeiro e falso, e simetria entre a dimensão humana e a não-humana.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Mattedi, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau (1991), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994),e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e estágio pós-doutoral no Centre de Sociologie de L´innovation - ENMP/Paris (03). Atualmente é professor titular do Mestrado em desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia do conhecimento científico, atuando principalmente nos seguintes temas: ciencia e tecnologia, desenvolvimento regional, sociologia, impactos ambientais, meio ambiente e percepção ambiental. Atualmente tem pesquisado os processos de formação e dissolução de redes sociotécnicas.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Dossiê Temático