Arquidiocese de Mariana, Teologia da Libertação e Emergência do Movimento dos Atingidos por Barragens do Alto Rio Doce (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2008v7n12p177Resumo
O artigo analisa a emergência e a atuação do Movimento dos Atingidos por Barragens do Alto Rio Doce (MAB-ARD), de Minas Gerais, que estão relacionadas à mobilização de grupos religiosos progressistas na Arquidiocese de Mariana. A abordagem teórica da mobilização política explica as transformações progressistas, ideológicas e institucionais na Arquidiocese de Mariana, bem como a influência dessas transformações na organização do MAB. Coerentes com essa abordagem, dados de documentos e entrevistas indicam que uma estrutura de oportunidade política favorável propiciou as condições que permitiram a difusão de idéias, práticas religiosas e políticas relacionadas à Teologia da Libertação. A interação dos ativistas religiosos na Arquidiocese contribuiu para a formação de redes e estruturas de mobilização, que foram importantes para a disseminação de idéias e práticas progressistas. Nesse contexto, os processos de framing foram fundamentais para que os ativistas assimilassem essas idéias e as aplicassem na perspectiva de construir uma sociedade mais justa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados em Política & Sociedade, periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSC, passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.