Inclusão financeira e desenvolvimento rural: A importância das organizações territoriais

Autores

  • Ademir Antonio Cazella Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fábio Luiz Búrigo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2009v8n14p301

Resumo

Neste artigo são analisados os condicionantes para a construção de sistemas de financiamento de processos de desenvolvimento territorial sustentável em zonas rurais. Em particular, são avaliadas as possibilidades e os dilemas que se apresentam atualmente para a inclusão financeira de segmentos sociais empobrecidos e para aumentar a participação das organizações territoriais na gestão desses sistemas. Com base nesses dois pressupostos, o trabalho aborda duas experiências empíricas que demonstram avanços nessa direção: o Programa Crediamigo do Banco do Nordeste e o cooperativismo de crédito solidário presente na região sul do País. Conclui-se que os dois casos apresentam arranjos institucionais inovadores, que têm gerado resultados relevantes em relação ao volume de empréstimos, à área de abrangência, ao percentual de público atendido e aos sistemas de governança. Porém, ambos necessitam aprimorar suas formas de atuação caso desejem atender demandas de caráter intersetorial e focadas no desenvolvimento dos territórios em que atuam.

Biografia do Autor

Ademir Antonio Cazella, Universidade Federal de Santa Catarina

Ademir Antonio Cazella é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1986), com mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Science de l'Homme et de la Société - Centre d'Etudes Supérieures d'Aménagement -Tours/França (2000). Atualmente é professor da UFSC, junto ao Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas. Tem experiência na área do desenvolvimento territorial em zonas rurais, com ênfase nos temas da diversidade social da agricultura familiar, da multifuncionalidade agrícola e do cooperativismo de crédito rural, atuando principalmente nos seguintes projetos: desenvolvimento territorial sustentável, ordenamento territorial e fundiário, descentralização e políticas públicas de desenvolvimento rural e sistemas financeiros territoriais.

Fábio Luiz Búrigo

Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Presta consultorias ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Integração Nacional, Institutos Internacionais de Cooperação e para organizações não governamentais, atuando também como docente convidado em cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área do desenvolvimento rural, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperativismo de credito, organização social rural, políticas públicas, desenvolvimento local e territorial, microfinanças, economia rural e crédito rural.

Downloads

Publicado

2009-10-06

Edição

Seção

Dossiê Temático