O Mercosul e a construção de uma política ambiental para os países do Cone Sul

Autores

  • Aninho Mucundramo Irachande Universidade de Brasília
  • Lucimar Batista de Almeida Universidade de Brasília
  • Marilene Maria Augusto Vieira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2010v9n16p205

Resumo

Desde 1991, quando Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai acordaram a criação do Mercosul, até a presente data, tem havido relativo avanço no processo de integração comercial entre esses países, porém verifica-se pouco progresso no que diz respeito à consideração das questões ambientais nesse fórum de discussão. O presente artigo busca analisar o tratamento que a questão ambiental no Mercosul vem tendo nos vários instrumentos legais  institucionalizados, mostrando as diferentes tentativas na adoção de providências no sentido de harmonizar a legislação ambiental, e as razões para o estabelecimento de uma política comum de proteção ambiental dentro de um processo de integração regional, sem que isso signifique a unificação das políticas ambientais dos diferentes países membros.

 

Biografia do Autor

Aninho Mucundramo Irachande, Universidade de Brasília

Doutor em Política e Gestão Ambiental e Desenvolvimento pela Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB), Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) na Faculdade de Estudos Sociais Aplicados (1996) e Graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) na Faculdade de Estudos Sociais Aplicados (1993). Professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília e do Instituto de Educação Superior de Brasília. É Consultor de projetos de Desenvolvimento Local e Meio Ambiente, Consultor de elaboração de Programas de Governo e de Cooperação Internacional. Atualmente é Coordenador do Curso de Relações Internacionais do IESB.

Lucimar Batista de Almeida, Universidade de Brasília

Doutoranda em Política e Gestão Ambiental, (UnB/CDS), Mestre em Política e Gestão em C&T (UnB/CDS - 2006), Especialista em Inteligência Competitiva (UFRJ-2002), em Divulgação Científica (1988) e em Planejamento do Ensino Superior(1980). Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas (CEUB-1987) e em Jornalismo (CEUB-1985) e em Letras, Licenciatura Plena. (1981). Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia do CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, comunicação e meio ambiente, comunicação e C&T, desenvolvimento regional, avaliação de programas de C&T , indicadores de C&T, brain drain do Brasil.

Marilene Maria Augusto Vieira, Universidade de Brasília

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1982) , especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília (1985) e mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2000) . Atualmente é Analista em Ciencia e Tecnologia do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentavel, Ensino Superior, Comunidade cientifica, Capes.

Downloads

Publicado

2010-05-05

Edição

Seção

Artigos