Redes sociais e capital político: uma proposta téorico-metodológica para análise das organizações partidárias brasileiras.

Autores

  • Maria Teresa Miceli Kerbauy UNESP
  • Raiane Patrícia Severino Assumpção UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n18p301

Resumo

As questões que motivaram o desenvolvimento deste trabalho foram decorrentes do debate permanente acerca do significado dos partidos políticos na atualidade. Partiu-se da hipótese de que a dinâmica organizacional do partido político poderia ser explicada por meio da análise das relações entre os seus filiados, substancialmente dos vínculos estabelecidos com os líderes partidários, com vistas a atenderem os objetivos políticos dos respectivos atores e, ao mesmo tempo, do partido. Assim, foi adotada uma abordagem e uma metodologia de análise que compreende a dinâmica organizacional a partir do capital político que circula no interior do partido, considerando os elementos orientadores das estratégias políticas: as relações entre os atores políticos, os aspectos institucionais e os resultados eleitorais. Para demonstrar o potencial teórico- metodológico da análise de redes sociais na compreensão do capital político, intra-organizacional, dos partidos políticos brasileiros, o texto apresenta resultados referentes a um estudo de caso: o Partido da Social Democracia Brasileria no estado de São Paulo (PSDB-SP), período entre 1988 e 2006.

Biografia do Autor

Maria Teresa Miceli Kerbauy, UNESP

Doutora em Ciências Sociais e Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia/UNESP (Araraquara). Endereço eletrônico: kerbauy@travelnet.com.br.

Raiane Patrícia Severino Assumpção, UNIFESP

Doutora em Sociologia pela FCL/Car – UNESP e professora do Curso de Serviço Social da UNIFESP – Campus Baixada Santista (Santos). Endereço eletrônico: raianeps@uol.com.br.

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Publicado

2011-04-26

Edição

Seção

Artigo