As implicações da teoria do valor de Marx para a ética: uma interpretação a partir da " obra ontológica" de Lukács
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n19p275Resumo
É relativamente bem conhecido o fato de que Lukács dedicou seu último esforço intelectual à elaboração de uma ontologia que estabelecesse o sedimento para a construção de uma Ética marxista. Seguindo as indicações deixadas por Lukács em sua Ontologia do Ser Social, sobretudo no capítulo dedicado à categoria do trabalho, torna-se possível delinear o que parecem ser os fundamentos ontológicos de uma Ética inspirada na teoria social marxiana. O artigo procura sustentar que Lukács pretendia defender o caráter objetivo das categorias centrais da Ética (o valor, o dever-ser e os juízos de valor) mediante a demonstração das conexões existente entre essas categorias, a prática humana e as estruturas sociais que as condicionam. Esse legado da “obra ontológica” de Lukács é aproveitado como base teórica de uma proposta de reinterpretação da teoria do valor de Marx, reinterpretação essa que explicite as implicações de sua crítica social para o campo da ética.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Política & Sociedade o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Política & Sociedade.
