Elementos para uma reflexão sociológica sobre o fenômeno da mobilidade de investigadores e cientistas

Autores

  • Sandra Moreira Internacionais da Universidade do Minho.
  • Emilia Rodrigues Araujo Departamento de Sociologia da Universidade do Minho.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2012v11n20p227

Resumo

O presente texto dedica-se à discussão do conceito de mobilidade de profissionais altamente qualificados e sua relação com os fenômenos de fuga e circulação do conhecimento. Num contexto de declínio demográfico e consequente reforço da mobilidade de estudantes, investigadores e cientistas, assim como outros profissionais, muitos países colocam em prática medidas para atrair novos talentos que possam reforçar as dinâmicas das suas instituições e apoiar o seu desenvolvimento econômico. As conclusões a que chegamos mostram a necessidade de repensar a mobilidade destes profissionais a partir de um quadro analítico que considere os modelos e os processos de estratificação da ciência no mundo.

Biografia do Autor

Sandra Moreira, Internacionais da Universidade do Minho.

Mestre em Políticas Comunitárias e Desenvolvimento Territorial, desenvolve funções no gabinete de relações Internacionais da Universidade do Minho.

Emilia Rodrigues Araujo, Departamento de Sociologia da Universidade do Minho.

Professora doutora do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho. Tem pesquisas no âmbito da sociologia do tempo e estudos sociais de ciência e tecnologia. Email: emiliararaujo@gmail.com.

Downloads

Publicado

2012-06-06

Edição

Seção

Artigos