O Partido Socialista Chileno nos 20 Anos de Concertación: mudança organizacional, concessões programáticas e crise endógena.

Autores

  • Augusto Neftali Corte de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2013v12n24p115

Resumo

O artigo apresenta um panorama da participação do Partido Socialista nos 20 anos em que a Concertación venceu sucessivas eleições presidenciais no Chile, inserindo-se no debate da ciência política sobre organização, objetivos e mudança partidária. Ao lado de pesquisa na literatura sobre o tema, o artigo recorre a periódicos jornalísticos e documentos internos para reconstruir a trajetória do partido. O principal argumento levantado é o de que as mudanças organizacionais e programáticas do Partido Socialista, que estão ligadas ao sistema político chileno e ao objetivo de manutenção da Concertación, afastaram a agremiação de seus mecanismos de inovação endógena. Este processo reflete-se em cisões no campo de esquerda do Partido Socialista e favoreceu a derrota da candidatura presidencial da Concertación em 2009/20010.

Biografia do Autor

Augusto Neftali Corte de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil.

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS. É autor de artigos publicados nas revistas Mediações (UEL, 2011), Revista Eletrônica de Ciência Política (2011) e Debates (UFRGS, 2009). E-mail: ancolive@gmail.com.

Downloads

Publicado

2013-10-17

Edição

Seção

Artigos