Representação Política: modelos e problematizações.

Autores

  • Carolina Leister Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo EPPEN - UNIFESP
  • José Chiappin Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA - USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2014v13n26p89

Resumo

Primordialmente é introduzido um enquadre contratual para tratar da temática da representação política. Em seguida são apresentados três modelos de representação: (i) modelo de representação na concepção sociológica ou representação como microcosmo; (ii) modelo de representação na concepção do agente/principal; (iii) modelo de representação na concepção burkeniana ou representação como autonomia. O objetivo deste artigo é estender-se sobre o segundo deles, o modelo de representação na concepção do agente/principal, por mostrar-se capaz de, em maior extensão, problematizar o conceito de representação política, particularmente se contraposto ao terceiro modelo, a representação na concepção de Burke, mas também com relação ao primeiro modelo, aquele da representação como microcosmo. Em seguida, são identificados alguns desses problemas levantados sobre o modelo do agente/principal, todos eles relativos à conexão/desconexão vontade do representado – decisão do representante. Finalmente são aventadas algumas abordagens que poderiam colaborar na proposição de soluções alternativas para esses problemas, particularmente a teoria dos grupos de Mancur Olson e a teoria da economia constitucional de James Buchanan. Estas soluções são calcadas na tentativa de construir desenhos institucionais que são enquadres para decisões políticas, de modo a garantir que o representante efetivamente adira ao interesse do corpo representado como um todo, em vez de seu próprio interesse e aquele de seu distrito eleitoral específico.

Biografia do Autor

Carolina Leister, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo EPPEN - UNIFESP

Bacharel em DIREITO pela USP, tendo obtido o PRÊMIO DE MELHOR ALUNA (1º lugar) da 181ª Turma de Formandos da Academia de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo e o Prêmio "JOVEM JURISTA"(3º lugar) da 181ª Turma de Formandos da Academia de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo. É graduada em FILOSOFIA pela USP, tendo obtido o Primeiro Lugar dentre os Formandos da Turma de 2004 da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo. É graduada em PSICOLOGIA (Área de Psicologia das Organizações) pela PUC-SP. É mestre e doutora em FILOSOFIA pela USP, tendo obtido DISTINÇÃO E LOUVOR na dissertação de mestrado e DISTINÇÃO E LOUVOR na tese de doutorado. Foi pós-doutoranda no Departamento de ECONOMIA da FEA-USP (2011-2012). No mestrado trabalhou com modelos de racionalidade e processos de decisão e solução de problemas de Herbert Simon (Nobel Economia 1978) e seus desdobramentos. No doutorado contrapôs os fundamentos, abordagens metodológicas e instrumentos da Economia de Bem-Estar/Social Choice em Arrow/Sen e, com maior ênfase, a abordagem da Economia Constitucional/Public Choice de Buchanan (Nobel Economia 1986) e Tullock. No pós-doutorado aplicou a teoria da regulação derivada do programa de pesquisa da Economia Constitucional e da Law & Economics aos mercados de capitais e de inovação tecnológica no intuito de tratar das falhas de mercado inerentes a esses dois mercados, respectivamente, assimetria de informação e comportamento de free-rider. Foi professora na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV) de 2004 a 2012. Foi professora na Fundação Instituto de Administração (FIA) em 2008, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) dando aulas nos cursos de graduação de administração (como professora visitante em 2009) e economia (como professora convidada em 2007). Atualmente é professor adjunto I da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da UNIFESP. Tem experiência nas áreas de: (i) Racionalidade, Processos de Decisão e Abordagem de Solução de Problemas; (ii) Economia Constitucional/Public Choice e Economia do Bem-Estar Social/Social Choice e Direito Constitucional; (iii) Epistemologia, Filosofia da Ciência, Lógica e Metodologia; (iv) Ética, Filosofia e Teoria Política, Filosofia, Teoria Geral do Direito e Teorias da Justiça; (v) Direito e Política, Direito & Economia e Teoria da Regulação com aplicações ao mercado de capitais, mercado de inovação tecnológica e regulação no setor de hidrocarbonetos e contratos de O&G. Teve seu artigo ''Direito como Ciência e a Teoria da Interpretação em Hans Kelsen" selecionado e publicado na obra DOUTRINAS ESSENCIAIS DE DIREITO CIVIL, edição comemorativa do centenário da Editora Revista dos Tribunais organizada pelos Ministro Gilmar Mendes e Desembargador Rui Stoco contendo os melhores artigos publicados em 100 anos pela Editora Revista dos Tribunais.

José Chiappin, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA - USP

rofessor do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Possui graduação em Física pelo Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo (1976); graduação em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (1976); graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2011); mestrado em Fisica pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1979) na área de mecânica estatística; Master e Ph.D. em Filosofia pela Universidade de Pitsburgh, Pensylvania (1989); Pós-doutorado em Relações Internacionais pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo(1992); doutorado em Economia pelo Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2005) na área de mecânica estatística. Atualmente é professor livre docente e associado do Departamento de Economia (2006) .. É professor de pos-graduação do Departamento de Filosofia (FFLCH-USP); foi professor do Departamento de Filosofia de 1977-2008, em regime de dedicação exclusiva. Professor de relações internacionais, desde 1996, no programa de pós graduação do PROLAM (USP). Tem experiência nas áreas: (i) de Filosofia, com ênfase em epistemologia, teoria do conhecimento e filosofia da ciência (humanas e exatas), lógica, ética e ciência, teorias da escolha racional e solução de problemas; (ii) de Economia, com ênfase em teoria dos jogos, cooperação, microeconomia, economia matemática, métodos de otimização, economia e direito e teoria da regulação; (iii) de Física, com ênfase em mecânica, mecânica estatística, processos estocásticos, fenômenos críticos; (iv) de Política com ênfase em epistemologia e política, economia e política, métodos, escolha racional, cooperação e teoria das relações internacionais;v)Direito e Economia.

Downloads

Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos