Ferramenta didática ou guia curricular? Percepção de professores sobre o processo de escolha dos livros didáticos de Sociologia em escolas do Ceará

Autores

  • Manoel Moreira de Sousa Neto
  • Rosemary de Oliveira Almeida
  • Márcio Kleber Morais Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p155

Resumo

Este artigo objetiva compreender as percepções dos professores de Sociologia quanto à escolha e uso dos livros didáticos em seis escolas públicas da rede estadual do Ceará. Parte-se da hipótese de que o livro didático é utilizado como referência pelos professores para a construção do plano de curso e não como ferramenta auxiliar da prática pedagógica, tornando-se guia curricular de Sociologia no Ensino Médio. Analisam-se critérios utilizados pelos professores para a escolha do livro, com parâmetro nas categorias: topicalismo, nominalismo e contextualismo (MEUCCI, 2014). Avaliam-se seis obras escolhidas no edital do Programa Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2015c) e entrevistas com professores da disciplina. Percebe-se que a escolha do livro relaciona-se com a demanda por conteúdos para a disciplina, em detrimento das características didático-pedagógicas das obras. Há uma aproximação entre a divisão curricular aconselhada pelo Ceará, coleção Escola Aprendente (CEARÁ, 2008), e a forma como os professores escolheram os seus livros.

Biografia do Autor

Manoel Moreira de Sousa Neto

Professor, Secretaria de Educação do Ceará/SEDUC-CE. Mestre em Sociologia, pela Universidade Federal do
Ceará. Professor supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID. Principal publicação: Sociologia e ensino no Ceará: novas perspectivas. In: HANDFAS, A.; MAÇAIRA, J. P.; FRAGA, A. B. (Org.). Conhecimento escolar e ensino de Sociologia: instituições, práticas e percepções. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015, V. 1 p. 240-251. E-mail: manoelneto81@hotmail.com.

Rosemary de Oliveira Almeida

Professora, Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Sociologia (UFC). Coordenadora de área de Sociologia do PIBID. Principal publicação: Livro: Mulheres que Matam: universo imaginário do crime no feminino. Rio de Janeiro: Relume Dumará: UFRJ, Núcleo de Antropologia da Política, 2001. E-mail: rosemary.almeida@uece.br.

Márcio Kleber Morais Pessoa

Professor, Secretaria de Educação do Ceará/SEDUC-CE. Mestre em Sociologia (UFC). Principal publicação: Livro: Dez escolas, dois padrões de qualidade: uma pesquisa em dez escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará (coautoria: André Haguette). E-mail: mkpceara@hotmail.com.

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Publicado

2015-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático