Pierre Bourdieu, Edmond Goblot e a educação burguesa

Autores

  • Juarez Lopes de Carvalho Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p180

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre duas obras clássicas da sociologia contemporânea:

A Barreira e o Nível: estudo sociológico sobre a burguesia francesa moderna (1925), de Edmond Goblot (1858-1935) e A Distinção: crítica social do julgamento (1979), de Pierre Bourdieu (1930- 2002), que contribuíram na França na elaboração de um quadro analítico para uma sociologia disposicional da burguesia e de uma sociologia da educação e da cultura, nos estudos da classe dirigente e o poder. Goblot coloca, antes de Bourdieu, os fundamentos de uma sociológica da distinção social. Se distanciando da concepção materialista de classes sociais, inaugura uma perspectiva cultural descrevendo etnograficamente os costumes da burguesia francesa. Bourdieu nessa perspectiva, mas de maneira mais sofisticada do ponto de vista do método, da análise sociológica e mobilizando campos próximos das ciências sociais (psicanálise, linguística, analise de correspondência...) rompe com os substancialismos de classe e a naturalização do habitus e
os estilos de vida socialmente distintos. A lógica social da distinção não está nos critérios quantitativos (patrimônio), mas nas propriedades qualitativas (capital cultural, simbólico...) partilhadas por aqueles que são membros de um mesmo grupo social. Este artigo objetiva, além de identificar as afinidades destes dois trabalhos, demonstrar suas contribuições para a sociologia da educação e da cultura, notadamente para as pesquisas sobre as escolas da classe dirigente no Brasil.

Biografia do Autor

Juarez Lopes de Carvalho Filho

Doutor em Sciences Sociales et Économiques pelo Institut Catholique de Paris. Professor adjunto III da Universidade
Federal do Maranhão e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA.

Referências

ACCARDO, A. Introduction à une sociologie critique: lire Pierre Bourdieu. Paris: Agone, 2006.

ALMEIDA, A. M. F. As escolas dos dirigentes paulistas: ensino médio, vestibular, desigualdades sociais. Belo Horizonte: Argumentum editora, 2009.

ALMEIDA, A. M. F. A noção de capital cultural é útil para se pensar o Brasil? In: Paixão, L. P.; Zago, N. (org.). Sociologia da Educação: pesquisa e realidade brasileira. 2011. Petrópolis: Vozes, 2011.

BOLTANSKI, L. Les usages sociaux du corps. In: Annales ESC, 1971. P. 205-229.

BOURDIEU, P. Remarques provisoires sur la perception sociale du corps. Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 14, avril 1977. Présentation et représentation du corps. p. 51-54.

BOURDIEU, P. Les trois états du capital culturel. Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 30, novembre 1979. L’institution scolaire. p. 3-6.

BOURDIEU, P. Le sens pratique. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Minuit, 1985.

BOURDIEU, P. Meditations pascaliennes. Paris: Seuil, 1997.

BOURDIEU, P. Condição de classe e posição de classe. In: BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. Trad., org. e sel. de textos, Sérgio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. La réproduction: éléments pour une théorie du système d’enseignement. Paris: Minuit, 1999.

BOURDIEU, P. La Distinction: critique sociale du jugement. Paris: Editions de Minuit, 1979.

BOURDIEU, P. Homo Academicus. Paris: Minuit, 1984.

BOURDIEU, P. La noblesse d’État: Grandes écoles et esprit de corps. Paris: Minuit, 1989.

BOURDIEU, P. Raisons pratiques: sur la théorie de l’action. Paris: Seuil, 1994.

BOURDIEU, P. La Domination masculine. Paris: Seuil, 1998.

CARVALHO FILHO, J. L. de. As contribuições de Pierre Bourdieu para a sociologia urbana. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

CARVALHO FILHO, J. L. Segregação espacial e segregação escolar: notas para uma sociologia da distribuição geográfica e social dos estabelecimentos de ensino. Anais do IV Encontro Internacional de Ciências Sociais: Espaços Públicos, Identidades e Diferenças, de 18 a 21 de novembro de 2014 - UFPEL, Pelotas-RS-Brasil, 2014.

CARVALHO FILHO, J. L. In: de. Pierre Bourdieu : uma sociologia em movimento. In: DE SOUSA, A. P. Economia, história e teoria da prática em Bourdieu. São Paulo: Paulistana, 2015.

CATANI, Afrânio M.; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos da área. Revista Brasileira de Educação, n. 17, p. 63-154, maio/jun./jul./ago. 2001.

CATANI, A. M. A sociologia de Pierre Bourdieu (ou como um autor se torna indispensável ao nosso regime de leituras). Educação e Sociedade, Ano, XXIII, n. 78, Abril, 2002, p. 57-75.

DETREZ, C. La construction sociale du corps. Paris: Seuil, 2002.

DURET, P. ; ROUSSEL, P. Le corps et ses sociologies. Paris: Nathan, 2003.

ELIAS, N. La civilisation des moeurs. Calmann-Lévy, 1973.

GLOBOT, Edmond. La Barrière et le Niveau: étude sociologique sur la bourgeoisie française moderne. Saint-Pierre-de-Salerne: P.U.F., 1925.

GOBLOT, Edmond. A Barreira e o Nível: retrato da burguesia francesa na passagem do século. Trad. De Estela dos Santos Abreu e Maria da Silva Cravo. São Paulo : Papirus, 1989.

LALLEMENT, M. Logique de classe : Edmong Goblot, la bourgeoisie et la distinction sociale. Paris: Les Belles Lettre, 2015.

LEBARON, F. La Distinction, oeuvre-carrefour de la sociologie de Bourdieu. In: LEBARON, L. ; MAUGER, G. Lectures de Bourdieu. Paris: Ellipse, 2012.

LITTRÉ, P.-E. Dictionnaire de la langue française. Encyclopaedia Britannica France. Avril, 2001.

MAUSS, M. Les technique du corps. In: MAUSS, M. Sociologie et Anthropologie. Paris: P.U.F., 1950

MORALDO, D. Edmond Goblot, La barrière et le niveau. Etude sociologique sur la bourgeoisie française moderne. Lectures [En ligne], Les comptes rendus, 2010, mis en ligne le 30 décembre

, consultado em 09 setembro, 2015. URL: http://lectures.revues.org/5470.

NOGUEIRA, M. A. (org.). A escolarização das elites: um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2003.

NOGUEIRA, Maria Alice. A escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias: a ação discreta da riqueza cultural. Revista Brasileira de Educação, nº 7, jan.-fev.-mar.-abr., 1998, p. 42-56.

NOGUEIRA, C. M.; NOGUEIRA, M. A. A. A sociologia de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação e Sociedade, Ano, XXIII, n. 78, Abril, p. 15-36.

PIGUET, M.-F. Classe: histoire du mot et genèse du concept des physiocrates aux historiens de la restauration. Lyon: P.U.L, 1996.

PINÇON-M.; PINÇON-CHARLOT, M. La sociologie de la bourgeoisie. Paris: La Découverte, 2007.

OLIVEIRA, Amurabi. La sociologie de l’éducation au Brésil: tendances historiques et contemporaines, Incursions n°8, Paris, 2nd semestre 2013.

SIMMEL, G. Philosophie de la mode. Paris: Allia, 2013.

SOMBART, W. Le bourgeois: contribution à l’histoire morale et intellectuelle de l’homme économique moderne. Paris: Payot, 1966.

VEBLEN, T. Théorie de la classe de loisir. Paris: Gallimard, 1970.

WACQUANT, L. Poder simbólico e fabricação de grupos: como Bourdieu reformula a questão das classes. Trad. De Sérgio Lamarão. Novos Estudos. CEPRAP, 96, julho 2013, p. 87-103.

ZANTER, A. v. La distinction comme théorie de classes sociales. In: COULEGEON, P.; DUVAL, J. Trente ans aprés la distinction, de Pierre Bourdieu. Paris: La Découverte, “Recherches”, 2013.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático