Trajetórias escolares de jovens assentados: estudo em Arinos/MG

Autores

  • Elza Carneiro Batista
  • Marcia da Silva Mazon

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p200

Resumo

Este artigo aborda as trajetórias escolares de jovens de dez famílias de assentamentos da Reforma Agrária no município de Arinos/MG. Situado na mancha de assentamentos do Entorno do Distrito Federal, este município foi cenário de manifestações de luta pela terra como também pela educação dos assentados. Na esteira de estudos recentes e partindo dos autores Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, o objetivo foi investigar a relação entre dinâmica familiar e trajetória escolar de alunos das famílias pesquisadas e que são atendidos pelo IFNMG e pela Escola Estadual Chico Mendes. Constata-se que as famílias constroem uma perspectiva escolar para os filhos ao mesmo tempo em que lutam pelo direto à educação. Longe dos dispositivos do capital cultural acionadores do sucesso escolar, os pais atuam liberando os filhos do trabalho doméstico e da roça e, também, incentivando a continuação dos estudos. Estes foram elementos destacados nas entrevistas e que surgem como motivadores da permanência ou retorno aos estudos distinguindo-se de outras pesquisas com famílias de baixa renda.

Biografia do Autor

Elza Carneiro Batista

Mestre em sociologia política pelo PPGSP/UFSC; pedagoga do IFNMG/Arinos, E-mail: elza.carneiro@ifnmg.edu.br.

Marcia da Silva Mazon

Doutora em Sociologia Política pelo PPGSP/UFSC. Docente do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do
PPGSP/UFSC. Coordenadora do Núcleo de Sociologia Econômica (NUSEC). E-mail: marcia.mazon@ufsc.br

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Publicado

2015-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático